News

Agência Europeia de Defesa reforça cooperação para proteção do ciberespaço

Os ministros de defesa aumentaram o orçamento em 15% e criaram um novo programa de reforço à capacidade conjunta de resposta a ciberameaças, denominado Military Computer Emergency Response Team Operational Network

15/11/2022

Agência Europeia de Defesa reforça cooperação para proteção do ciberespaço

Foi hoje aprovado pelos ministros da defesa europeus um aumento de 15% no orçamento da Agência Europeia de Defesa (EDA, na sigla em inglês) para o ano de 2023, chegando a 43,5 milhões de euros. Os ministros de defesa dos 26 Estados-membros presentes, incluindo Portugal, assinaram, ainda, o novo programa de reforço à capacidade conjunta de resposta a ciberameaças, denominado MICNET - Military Computer Emergency Response Team Operational Network.

A rede do MICNET, composta por equipas nacionais de 18 países denominadas milCERT, é, de acordo com a EDA, um passo em direção ao aumento do nível de cooperação no ciberespaço europeu. O programa, que vai gerido pela EDA, pretende fomentar a troca de informação e é o primeiro resultado da Policy on Defence da UE, apresentada no início do mês juntamente com o Action Plan on Military Mobility 2.0. 

As ações surgem de crescentes preocupações quanto ao atual ambiente de segurança no âmbito das ações russas contra a Ucrânia, com o objetivo de aumentar a proteção dos cidadãos e infraestruturas europeias. 

Desta forma, a União Europeia (UE) vai poder fomentar a cooperação e os investimentos na defesa do ciberespaço para melhor proteger, detetar ameaças e defender o espaço europeu contra o aumento dos ciberataques. Depois de vários anos sem aumentos no orçamento, a decisão foi tomada em Bruxelas, visando a defesa europeia aérea, do mar, do espaço e do ciberespaço.

Essencialmente, o orçamento operacional a partir do qual a EDA financia diretamente os projetos de cooperação vai aumentar 47% no próximo ano. Uma parte do orçamento será investida em inovação através do Hub for Defence Innovation (HEDI). No comité, os ministros da defesa adotaram, também, um framework de planeamento para o período de 2023-2025, que proporciona uma visão sobre a natureza, abordagem e impacto esperado das atividades da EDA nos próximos anos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.