News

Agências norte-americanas criam Post-Quantum Cryptography Initiative

A iniciativa visa unificar e impulsionar os esforços da CISA para enfrentar as ameaças resultantes da computação quântica

16/07/2022

Agências norte-americanas criam Post-Quantum Cryptography Initiative

A Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA) anunciou a criação da Post-Quantum Cryptography Initiative, com o objetivo de unificar e impulsionar os esforços da agência para enfrentar as ameaças resultantes da computação quântica. 

 

É de notar que, em março de 2021, o Secretário da Segurança Interna, Alejandro N. Mayorkas, delineou a sua visão para a resiliência da cibersegurança e identificou a transição para a encriptação pós-quântica como uma prioridade. Segundo a CISA, em coordenação com os parceiros interagências e do setor, a iniciativa basear-se-á nos esforços do Department of Homeland Security (DHS), bem como nos que estão em curso no National Institute of Standards and Technology (NIST) do Department of Commerce para apoiar infraestruturas críticas e proprietários e operadores de redes governamentais durante a transição para a criptografia pós-quântica. 

“A CISA trabalha continuamente para compreender e antecipar os riscos para infraestruturas críticas de tecnologias em evolução, incluindo computação quântica”, reflete a diretora da CISA, Jen Easterly. “Aguardamos com expectativa a continuação do trabalho com o NIST e outras partes interessadas fundamentais para garantir que as organizações do setor público e privado estejam preparadas para gerir eficazmente a transição para a criptografia pós-quântica”. 

O NIST já anunciou que escolheu o primeiro grupo de algoritmos criptográficos, o que, segundo a CISA, constitui um marco fundamental para o projeto de estandardização criptográfica pós-quântica para identificar um novo padrão para substituir a criptografia quântica atual, considerada vulnerável. 

Os quatro algoritmos escolhidos foram criados através de colaborações de especialistas de vários países e instituições e embora o NIST não espere publicar uma norma até 2024, as organizações devem começar a preparar-se para a transição seguindo o roadmap de criptografia pós-quântica do DHS e do NIST, anunciam.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.