News

Aprovada candidatura para implementação de segmento de rede de comunicação quântica em Portugal

A candidatura nacional do PTQCI para implementação do primeiro segmento de rede de comunicação quântica em Portugal foi submetida por um consórcio de 14 organizações

25/07/2022

Aprovada candidatura para implementação de segmento de rede de comunicação quântica em Portugal

PTQCI é a denominação da candidatura nacional para implementação do primeiro segmento de rede de comunicação quântica em Portugal. Submetida em março de 2022 e recentemente aprovada, a candidatura foi submetida através de um consórcio que integra organizações portuguesas da área tecnológica e da segurança, pertencentes ao estado, academia e indústria. 

O consórcio em causa visa implementar, a nível nacional e sob coordenação do Gabinete Nacional de Segurança em parceria com a empresa Deimos Engenharia ME, a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultra segura, através de ligações terrestres, que pretende, também, preparar a ligação espacial, utilizando tecnologias de encriptação quânticas como Quantum Key Distribution (QKD).

A candidatura em causa foi aprovada pela Comissão Europeia no dia 15 de Julho de 2022, e foi apresentada por um consórcio constituído por 14 organizações, nomeadamente o Gabinete Nacional Segurança, Deimos Engenharia, IP Telecom, AlticeLabs, Instituto Telecomunicações, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento -  INESC-ID, Adyta, Instituto Superior Técnico, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Warpcom, Omnidea, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Português da Qualidade e Portuguese Quantum Institute.

O projeto em causa irá decorrer de 2023 a 2026 num período de 30 meses. Em 2023 deverá decorrer o desenho das fases de implementação, em 2024, a estandardização e integração do DISCRETION na infraestrutura, em 2025, a implementação de testes funcionais e de segurança, e, finalmente, em 2026, a fase de implementação da infraestrutura.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.