News

Ataques DDoS triplicam no segundo trimestre

Um novo relatório indica que os ataques de DDoS no segundo trimestre de 2020 triplicaram em relação ao mesmo período de 2019, registando um número semelhante ao final do primeiro trimestre deste ano

29/08/2020

Ataques DDoS triplicam no segundo trimestre

O mais recente Relatório de Ataques DDoS da Kaspersky, com resultados do segundo trimestre de 2020, revelou que o número de ataques nestes meses triplicou em relação ao mesmo período de 2019, registando-se um número muito semelhante ao apurado no final do primeiro trimestre deste ano. Os especialistas da Kaspersky acreditam que o aumento da atividade maliciosa pode ser uma consequência do impacto da pandemia COVID-19, uma vez que tanto os cibercriminosos como muitas das vítimas tiveram que alterar os planos que tinham para o Verão.

O distanciamento social imposto pelo atual contexto mudou significativamente a vida de todos, com muitas pessoas a sentirem que ainda não é o momento de retomarem as viagens, sendo que em alguns países existem ainda bastantes restrições de circulação. Neste sentido, tem-se assistido ao fenómeno do staycation, com muitas famílias a optarem por adiar o seu programa de férias pré-COVID (e com tantas outras a verem os seus planos cancelados por terceiros), optando assim por ficar em casa nesta altura e desfrutar de atividades de lazer locais. Esta alteração nos planos de férias teve consequências inesperadas a vários níveis, incluindo no aumento do número de ataques DDoS.

O número de ataques detetados e bloqueados pelo Kaspersky DDoS Protection entre abril e junho de 2020, é 217% maior relativamente ao mesmo período em 2019, aumentando também ligeiramente em comparação com os primeiros meses deste ano.

Estes resultados contradizem as tendências anuais identificadas pelos analistas da Kaspersky. É que geralmente a quantidade de ataques DDoS varia consoante o período do ano, com os primeiros meses a registarem um maior número de ataques – já que esta é uma altura de “pico” para a atividade das empresas – enquanto que no final da Primavera e durante Verão o número tende a diminuir. Por exemplo, os ataques detetados no segundo trimestre de 2019 caíram 39% em relação ao 1º trimestre desse ano; já em 2018 a diferença entre os dois trimestres rondou os 34%.

Esta tendência reflete-se no número de comandos recebidos por bots de servidores C&C (command-and-control), que foram intercetados e analisados pelo sistema Kaspersky DDoS Intelligence. Posto isto, o número médio de ataques registados diariamente no segundo trimestre de 2020 cresceu 30% em comparação com o primeiro trimestre deste mesmo ano. Além disso, o número máximo de ataques registado num só dia foi de 300, no dia 9 de abril, enquanto o recorde de ataques no primeiro trimestre se manteve nos 242.

Este ano e por esta altura, mais pessoas do que é habitual estão a depender de recursos online, tanto para atividades pessoais como profissionais, fazendo com que este Verão seja um período agitado para os negócios online e para a área da segurança de informação. Em consequência, assistimos a uma atividade sem precedentes no mercado do DDoS durante este período, sendo que não existem motivos para prever um decréscimo deste tipo de ciberataques nos próximos tempos”, comenta Alexey Kiselev, Business Development Manager da equipa Kaspersky DDoS Protection.

Para ajudar as organizações a protegerem-se de ataques DDoS durante o período de férias, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas:

  • Manter as operações de recursos web designando especialistas em segurança de informação que estejam preparados para responder a ataques DDoS a qualquer momento, inclusivamente fora do horário de trabalho, durante o período da noite e aos fins-de-semana;
  • Validar acordos com terceiros e informações de contacto, incluindo aqueles feitos com fornecedores de serviços de Internet. Isso ajudará a equipa da sua empresa a aceder rapidamente aos acordos numa situação de ataque;
  • Implementar soluções profissionais de segurança confiáveis que protegem o seu negócio de ataques DDoS, como é exemplo o Kaspersky DDoS Protection, uma ferramenta que combina a vasta experiência da Kaspersky no combate a ciberameaças com as funcionalidades exclusivas desenvolvidas pela empresa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.