News

Balanço de riscos cibernéticos constante pode proteger melhor as organizações

Segundo o Fórum Económico Mundial, os conselhos de administração das organizações devem perceber os drivers económicos e o impacto dos riscos, de forma a tomarem decisões que combatem as ameaças

10/08/2022

Balanço de riscos cibernéticos constante pode proteger melhor as organizações

É com regularidade que se ouvem notícias sobre novos data breaches e, com o volume de dados a crescer exponencialmente, o problema não avizinha um fim. Segundo o Fórum Económico Mundial (FEM), apesar dos ciberataques serem mais frequentes e dos danos mais complexos, continua a ser um desafio as organizações se prepararem contra os ataques, porque lhes é difícil encontrar um balanço entre as suas ações e os riscos cibernéticos, que frequentemente não são completamente compreendidos pelas organizações.

Em colaboração com a NACD, a ISA e a PwC, o FEM publicou o Principles for Board Governance of Cyber Risk com o objetivo de ajudar as organizações a gerirem e compreenderem melhor os ricos cibernéticos que continuam a aumentar. Um dos principais princípios do relatório é que os conselhos de administração devem perceber os drivers económicos e o impacto dos riscos, de forma a tomarem decisões que combatem as ameaças.

Assim, desenvolver uma cyber risk balance sheet poderá, segundo o FEM, melhorar de forma imediata a tomada de decisões. Alinhar a consciencialização dos riscos com o comportamento corporativo permite desenvolver a ciber higiene na gestão, criando uma compreensão maior e incentivando investimentos inteligentes. 

O FEM indica que os principais passos a tomar na criação da cyber risk balance sheet são, num primeiro plano, definir um framework que quantificação dos riscos à medida do perfil da organização. Por outro lado, identificar as ameaças cibernéticas relevantes para a organização e avaliar a probabilidade da ameaça, os ativos críticos e a eficiência dos controlos cibernéticos implementados para mitigar contra estas ameaças. Finalmente, consolidar a balance sheet adicionando os riscos em termos financeiros e investimentos associados. 

Com o processo completo, o FEM destaca a importância de ter discussões e revisões constantes, especialmente a nível financeiro, por permitir avaliar a eficácia dos investimentos em curso e dos riscos no momento.

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.