News

Base de dados de utilizadores do Twitter disponibilizada online

A base de dados, com mais de 235 milhões de informações de utilizadores da rede social, está disponível de forma gratuita e tem circulado em fóruns de cibercriminosos

07/01/2023

Base de dados de utilizadores do Twitter disponibilizada online

Uma base de dados com mais de 235 milhões de informações de utilizadores do Twitter está agora disponível online de forma gratuita. De acordo com o alerta lançado pela Hudson Rock, a base disponibiliza nomes, nomes de utilizador, endereços de email, número de seguidores e data de criação das contas, e tem circulado em fóruns de cibercriminosos.

A base de dados contém 235 [milhões] de registos exclusivos de utilizadores do Twitter e seus endereços de email e, infelizmente, levará a muito ‘hacking’, phishing direcionado e doxxing”, diz o cofundador e CTO da Hudson Rock, Alon Gal, citado pela SecurityWeek.

Os investigadores explicam que a informação na base de dados aparenta ter sido recolhida através de ‘web-scraping’ e não de infiltração dos sistemas do Twitter. Além disso, os especialistas afirmam que os dados aparentam ter pelo menos dois anos e consistem, principalmente, em informações publicamente disponíveis, à exceção dos endereções de email.

É de notar, contudo, que não é a primeira vez que o Twitter está no foco de publicação de dados de utilizadores. No ano passado, por exemplo, o Twitter confirmou que uma vulnerabilidade introduzida em 2021 tinha permitido que cibercriminosos obtivessem informações de milhões de utilizadores. Já em agosto, uma base de dados com informação de 5,4 milhões de utilizadores da rede social estava à venda em fóruns.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.