News

Cambridge Analytica: Facebook paga multa de 580 mil euros

A rede social Facebook aceitou assumir a responsabilidade e pagar à ICO uma multa de 580 mil euros por violação da lei de proteção de dados por parte da consultora Cambridge Analytica.

30/10/2019

Cambridge Analytica: Facebook paga multa de 580 mil euros

Depois de pagar uma multa de cinco mil milhões de dólares nos Estados Unidos, aplicada pela FTC (Federal Trade Commission), a empresa de Mark Zuckerberg chega agora a acordo com o Reino Unido.

O Facebook aceitou pagar uma multa de 500 mil libras, cerca de 580 mil euros, à conversão atual. Esta multa é aplicada pelo regulador britânico encarregue da privacidade (ICO), que estima que terão sido recolhidos dados de pelo menos um milhão de utilizadores britânicos.

Os dados em causa terão sido trabalhados pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica para fins políticos. A empresa recorreu a centenas de dados pessoais retirados de um teste de personalidade no Facebook, para traçar perfis de comportamento dos utilizadores. A Cambridge Analytica, que fornecia serviços às campanhas de Donald Trump e ao partido UKIP, terá conseguido traçar perfis de eleitores a partir destes dados.

Consoante os perfis de eleitor, a informação recolhida terá sido usada para influenciar o referendo de saída do Reino Unido da União Europeia e as eleições norte-americanas, em 2016, através de mensagens direcionadas aos eleitores indecisos.

 


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.