News

Casa Branca apela a colaboração das empresas na luta contra o cibercrime

"Não podemos fazer isto sozinhos", disse Lisa Monaco, procuradora-geral adjunta dos EUA, pedindo às empresas que reportem os ataques de que são alvo às forças governamentais

24/10/2021

Casa Branca apela a colaboração das empresas na luta contra o cibercrime

"Não podemos fazer isto sozinhos", disse Lisa Monaco, procuradora-geral adjunta dos EUA, num pedido de ajuda e colaboração às organizações norte-americanas na luta para derrubar o cibercrime. Durante uma mesa redonda virtual sobre cibersegurança, Monaco disse que “a realidade é que: acredito que é mau para as empresas. É mau para a América e prejudica os nossos esforços para manter o valor que tentamos demonstrar como país, se as empresas são atacadas e não se associam às forças da lei”

As declarações da procuradora-geral surgem num momento de pressão, em que o Departamento da Justiça tem intensificado os esforços para combater ameaças e ataques de ransomware. Já no início do mês, Lisa Monaco revelou duas novas iniciativas que visam as criptomoedas e empreiteiros governamentais que não têm reportado as falhas de cibersegurança.

Além disso, no início deste ano, o Departamento da Justiça formou uma task-force de ransomware e extorsão digital para coordenar melhor a resposta do governo aos ataques. Monaco disse ainda que espera ouvir os relatos das organizações sobre os constrangimentos e desafios que enfrentam. 

"Aqueles que derem esse passo vão ver que estamos determinados a envolver as nossas autoridades na resposta", afirma, e continua: “fazemos detenções. Responsabilizamos as pessoas. Recebemos o dinheiro de volta”. É de notar que no ataque à Colonial Pipeline, o Departamento da Justiça conseguiu recuperar cerca de 2,3 milhões de dólares do resgate que a organização tinha pago aos atacantes.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.