News

Cidadãos estónios presos por fraude de milhões com criptomoeda

Sergei Potapenko e Ivan Turõgin enganaram centenas de milhares de vítimas com investimentos num serviço de mineração de criptomoeda e num banco de moeda virtual

27/11/2022

Cidadãos estónios presos por fraude de milhões com criptomoeda

Dois cidadãos estónios foram detidos na Estónia depois de terem alegadamente enganado centenas de milhares de vítimas com investimentos num serviço de mineração de criptomoeda – o HashFlare – e num banco de moeda virtual designado Polybius. O esquema fraudulento foi avaliado em 571 milhões de dólares e, de acordo com as autoridades, não passava de um “elaborado esquema de Ponzi”.

Sergei Potapenko e Ivan Turõgin, como foram identificados, alegavam que o HashFlare era uma operação de mineração de criptomoeda de larga escala que permitia aos clientes “alugar” poder de computação e recolher uma parte da moeda virtual produzida. No entanto, a empresa não era sequer detentora do equipamento de mineração.

Sob os suspeitos pende agora um processo de extradição para os EUA. Sergei e Ivan estão ainda acusados de oferecerem investimentos num banco de moeda virtual criado para o propósito, com o alegado desvio de 25 milhões de dólares dos investidores. Recorreram também a empresas fachadas de forma a fazer lavagem de dinheiro para utilizá-lo na compra de bens como imóveis e carros de luxo.

Potapenjo e Turõgin estão a ser acusados de 17 crimes relacionados com fraude bancária e conspiração por branqueamento de capitais.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.