News

CISA identifica exploração ativa de três vulnerabilidades graves

A CISA identificou ataques em curso a vulnerabilidades recentemente corrigidas e recomenda ação imediata

29/04/2025

CISA identifica exploração ativa de três vulnerabilidades graves

A CISA lançou um alerta para a exploração ativa de vulnerabilidades graves nos produtos Broadcom, Commvault e Qualitia. As vulnerabilidades foram corrigidas, mas continuam a ser alvo de ataques, levando a agência a recomendar uma intervenção imediata por parte das organizações afetadas.

A vulnerabilidade mais grave, com uma pontuação CVSS de 9,8, afeta o Active! Mail 6 da Qualitia e está registada como CVE-2025-42599. Trata-se de um problema de overflow de buffer baseado em pilha que pode ser explorado por atacantes remotos e não autenticados, permitindo a execução remota de código ou ataques de negação de serviço (DoS). A correção foi disponibilizada a 16 de abril, em coordenação com o JPCERT/CC.

Também a Broadcom alertou para exploração ativa da falha CVE-2025-1976 (CVSS 8,6), que afeta o Brocade Fabric OS nas versões 9.1.0 a 9.1.1d6. A falha permite que um utilizador autenticado com privilégios administrativos execute código como root. Segundo o fornecedor, um atacante pode modificar o sistema operativo para introduzir rotinas maliciosas. A correção foi emitida a 17 de abril com a versão 9.1.1d7.

A Commvault enfrenta igualmente um problema de segurança com a falha CVE-2025-3928 (CVSS 8,7), que afeta determinadas versões 11.x do seu servidor web. A vulnerabilidade pode ser explorada por atacantes remotos autenticados para comprometer instâncias através da criação e execução de webshells. As atualizações de segurança começaram a ser disponibilizadas no final de fevereiro, com correções adicionais na semana seguinte.

Todos as três falhas foram adicionadas ao catálogo de Vulnerabilidades Exploradas Conhecidas (KEV, na sigla a inglês) da CISA, sinalizando a sua exploração comprovada ou iminente. A agência destaca que, embora não haja indícios públicos de exploração da falha Commvault, os bugs da Broadcom e da Qualitia já foram utilizados em ataques.

Segundo a Diretiva Operacional Vinculativa 22-01, as agências federais norte-americanas têm até 17 de maio para aplicar as atualizações de segurança correspondentes. No entanto, a CISA reforça que todas as organizações, públicas ou privadas, devem agir prontamente para mitigar os riscos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº24 JUNHO 2025

IT SECURITY Nº24 JUNHO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.