News

CNCS lança segunda edição do curso Cidadão Ciberinformado

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou a segunda edição do curso de e-learning Cidadão Ciberinformado e apresenta novidades em relação à primeira edição

03/06/2021

CNCS lança segunda edição do curso Cidadão Ciberinformado

O curso Cidadão Ciberinformado, desenvolvido pela agência Lusa e pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), apresenta novidades nesta segunda edição lançada esta semana. Desta forma, os participantes terão acesso ao Módulo 5 que ensina a analisar uma notícia e convida os inscritos a responderem a um inquérito.

O objetivo do inquérito em causa passa por investigar qual a perceção dos cidadãos sobre a credibilidade dos conteúdos noticiosos em português. Ou seja, os formandos terão oportunidade de participar, de certa forma, na construção de uma ferramenta que a Lusa e o Inesc-Id estão a desenvolver, atribuindo 'rótulos nutricionais' à informação, ajudando assim os cidadãos no combate à desinformação. Desta forma, o protótipo em causa disponibiliza a "informação nutricional" da notícia, considerando todo o seu conteúdo. Especificando informação relevante na sua composição, desde a credibilidade das fontes, a origem ou a carga emocional, subjetividade, ou através da identificação de uma polaridade marcadamente positiva ou negativa.

Recorde-se que o curso do Cidadão Ciberinformado visa não só estimular o espírito crítico do leitor de informação, mas também dotar os portugueses de recursos que permitam identificar o que é informação rigorosa e o que pode ser material de desinformação.

Neste sentido, o Módulo em causa coloca o formando no papel de verificador, cedendo para isso ferramentas práticas para este consiga fazer a distinção dos conteúdos noticiosos.

O curso em causa tem uma duração total de quatro horas e estará disponível a partir de hoje até dia 31 de agosto 2021. No final, os formandos que responderem às atividades com 75% das respostas corretas podem descarregar um Certificado de conclusão.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.