News

Edição de 2024 do CyberSecurity Challenge PT já arrancou

A competição, promovida pelo Centro Nacional de Cibersegurança, pretende atrair jovens talentos para a área de cibersegurança

25/05/2024

Edição de 2024 do CyberSecurity Challenge PT já arrancou

Já arrancaram as inscrições para a fase de qualificação do Cybersecurity Challenge PT (CSCPT), que se realiza a 1 de junho, que visa selecionar os dez membros da Team Portugal, equipa de jovens talentos portugueses que vai representar o país na nona edição do European CyberSecurity Challenge 2024, considerada a maior competição europeia destinada a talentos de cibersegurança.

Ao longo do mês de maio o Cybersecurity Challenge PT tem disponibilizado, na sua plataforma de treino, desafios, com vários níveis de dificuldade, destinados a jovens estudantes entre os 16 e os 25 anos, que visam capacitar todos os que pretendam inscrever-se para o Capture the Flag (CFT) de qualificação final, que vai decorrer, online, a 1 de junho. As inscrições para a final são feitas através do formulário de registo ou no site da competição.

A Team Portugal vai ser anunciada a 20 de junho na sessão de encerramento da décima edição da conferência anual de cibersegurança - C-Days 2024, que este ano se realiza em Coimbra, no Convento de São Francisco.

O Cybersecurity ChallengePT resulta de uma cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e AP2SI - Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação. A iniciativa é apoiada pelo Centro Internet Segura (CIS).

A iniciativa, que todos os anos, conta com centenas de participantes, enquadra-se num programa de formação e treino abrangente, cujo objetivo passa por capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e segurança da informação, e com isto atrair, desde cedo, estudantes do ensino secundário e ensino superior.

Inserido no eixo Educação do programa INCoDe.2030 e no plano de ação da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, o Cybersecurity ChallengePT pretende dotar os mais jovens das competências digitais e promover a literacia digital, em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida. Visa, ainda, identificar jovens talentos nacionais e despertar-lhes o interesse por uma carreira profissional na área da Cibersegurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.