News

Escolas são um dos principais alvos dos cibercriminosos

Com a implementação do ensino à distância, os estabelecimentos de ensino tornaram-se num dos alvos fáceis para os cibercriminosos, uma vez que apenas 18% das escolas têm um profissional de cibersegurança a tempo inteiro

02/05/2021

Escolas são um dos principais alvos dos cibercriminosos

Como resultado da situação decorrente da pandemia COVID-19, a atividade docente sofreu mudanças consideráveis na forma como atua. O encerramento de escolas afetou mais de 1,5 milhões de alunos em todo o mundo, e a educação à distância abriu as redes escolares a um maior número de aplicações baseadas na cloud e dispositivos móveis conectados, criando uma explosão sem precedentes de pontos de exposição, tornando as escolas um dos principais alvos dos cibercriminosos.

Além disso, 22% das escolas não sabem como os direitos de acesso são concedidos, 24% admitiu conceder direitos de acesso direto a qualquer aplicação, e apenas 18% têm um profissional de cibersegurança a tempo inteiro.

De acordo com um estudo da SonicWall, não só estão em causa ataques avançados como o ransomware, como também a proteção contra situações como o ciberbullying ou o aliciamento.

Além disso, a divulgação não autorizada e o roubo de registos de estudantes, ciberataques que afetam operações e dados dos estudantes, e phishing são três grandes ameaças a evitar.

Posto isto, a cibersegurança tornou-se uma das prioridade das escolas, bem como o cumprimento de regulamentos específicos no sector da educação. "Os administradores de IT precisam de formas cada vez mais eficazes de otimizar o seu trabalho e aumentar o nível de segurança", explica Sergio Martínez, country manager da Sonicwall para a Ibéria.

Para satisfazer estas necessidades, os gestores de IT precisam de firewalls de próxima geração altamente fiáveis que podem não só escalar para suportar um grande número de dispositivos e conexões encriptadas simultaneamente, mas também ser capaz de digitalizar ameaças sem comprometer o seu desempenho.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.