News

Estudo aponta para diminuição de ataques de ransomware

De acordo com os dados divulgados pela Coalition, a frequência deste tipo de ataques diminuiu durante os primeiros seis meses do ano

23/09/2022

Estudo aponta para diminuição de ataques de ransomware

Num ano fortemente marcado por vários ciberataques, a primeira metade de 2022 registou menos ataques ransomware, que se tornaram também menos comuns e dispendiosos. 

De acordo com os dados divulgados pela Coalition, a frequência de ataques com pedidos de resgate diminuiu acentuadamente durante os primeiros seis meses do ano depois de um aumento no início da pandemia – uma queda de 0,41%.

Por trás desta realidade estão os sistemas de backup offline nas empresas e que permitem a recuperação dos dados sem que tenham de envolver os próprios atacantes através do pagamento dos resgates exigidos.

Com a ajuda dos dados da Coveware e da Verizon, foi possível chegar à conclusão de que a média de pagamento de um resgate de software tem também diminuído.

“Nos últimos três anos, os ciberataques têm evoluído para um modelo de negócio criminoso viável, com grupos de atores de ameaças como Conti, Lockbit, e Hive a continuarem a fazer manchetes”, revela o relatório da Coalition, que relembra que também as estratégias destes grupos estão em evolução.

As mudanças, avança a empresa de cibersegurança, devem-se sobretudo a uma mudança de alvo, uma vez que estes ataques procuram também visar as pequenas empresas com menor capacidade para lidar com ataques de ransomware. O custo médio de uma reivindicação nestes casos na primeira metade de 2022 foi de 139 mil dólares.

De acordo com o senior director analyst da Gartner, Jon Amato, os ataques de ransomware continuam a ser uma forma de os cibercriminosos obterem lucro.

No entanto, deixa o alerta: “a exfiltração de dados e a ameaça de divulgação de dados sensíveis está a tornar-se uma técnica de ataque cada vez mais prevalecente, o que pode, em alguns casos, tornar irrelevantes para a decisão de pagamento/não-pagamento os bons processos de backup e recuperação”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.