News

EUA colocam empresas russas em lista negra de comércio

Sanção vai restringir comércio com empresas russas que terão trabalhado no desenvolvimento de campanhas de ataque junto do governo russo

22/07/2021

EUA colocam empresas russas em lista negra de comércio
 

Na sequência de uma série de ciberataques (como o da Kaseya) e devido a alegadas ligações a serviços de espionagem, o Departamento de Comércio dos EUA colocou empresas de cibersegurança russas na sua lista negra de comércio. A decisão é uma mensagem de reprovação perante os ataques de organizações criminosas que, alegadamente, alvejam outras nações em prol da Rússia, como o REvil. Contudo, a Rússia condena e nega as alegações.

Os norte-americanos restringiram o mercado a quatro organizações de IT e duas outras entidades devido a atividades “agressivas e prejudiciais”, como espionagem digital. A nova restrição significa que empresas norte-americanas só podem fazer vendas aos russos com uma licença, que raramente é aprovada. A Casa Branca garantiu ainda uma recompensa de dez milhões de dólares por informações relativas aos ciberataques a infraestruturas norte-americanas.

Empresas russas já teriam sido sancionadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA em abril, numa estratégia que visava empresas apoiantes dos serviços inteligentes russos. Na altura, a decisão foi tomada no seguimento do ataque à SolarWinds e em condenação das alegadas atividades colaborativas com hackers, a interferência com as eleições presidenciais ou o envenenamento do ativista Alexei Navalny, oponente de Putin.

O Departamento de Comércio confirma que a AST, Neobit e Positive Technologies, cuja lista de clientes inclui o governo russo, fazem parte das sancionadas. Além das referidas, está também na blacklist a Pasit, depois de alegadamente ter apoiado o desenvolvimento de operações maliciosas do Foreign Intelligence Service da Rússia; a SVA, uma instituição governamental, e o Era military innovative technopolis, um centro de investigação gerido pelo Ministério da Defesa russo. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.