News

Exercício Nacional de Cibersegurança contou com a participação de 45 entidades

O Centro Nacional de Cibersegurança organizou o Exercício Nacional de Cibersegurança - à margem da C-Days - e participaram cerca de 45 entidades

14/06/2022

Exercício Nacional de Cibersegurança contou com a participação de 45 entidades

À margem da C-DAYS 2022, organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, teve lugar o Exercício Nacional de Cibersegurança, onde participaram cerca de 45 entidades.

Tendo em conta a aposta da prevenção nesta área, mote da conferência, este Exercício teve por finalidade não só exercitar e testar a capacidade de resposta nacional e regional face à ocorrência de incidentes de cibersegurança e ciberataques, como também, assegurar a articulação e a cooperação entre vários intervenientes. Em simultâneo, sensibiliza e capacita a comunidade para a prevenção e reação a incidentes e crises de cibersegurança.

Este ano, o Exercício foi dedicado à temática de Operacionalização do Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço e decorreu de forma integrada com o exercício pan-europeu CyberEurope 2022, organizado pela ENISA e cujo cenário é orientado ao setor da Saúde, tendo em vista potenciais impactos em outros setores, tais como, energia, telecomunicações e administração pública. 

No que respeita aos cenários levados a teste, estes foram inspirados em situações vividas em âmbito real, tendo sido bastante diversificados, entre eles, relacionados com malware, análise forense, open source intelligence, mas também foram testados incidentes não técnicos.

Estes cenários foram retratados em 2.235 injects, ou seja, incidentes colocados a jogo e destinados às entidades participantes. Os incidentes por sua vez escalaram a nível global (local, organizacional, nacional e europeu), colocando assim à prova os planos de continuidade de negócio e os procedimentos de gestão de crises das entidades participantes.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.