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Formalizada a criação do Polo de Inovação Digital de Cibersegurança em Portugal

O consórcio agora formalizado conta com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Agência para a Modernização Administrativa, o C3P, o INOV, TICE.PT e a PricewaterhouseCoopers

24/09/2021

Formalizada a criação do Polo de Inovação Digital de Cibersegurança em Portugal

Após reconhecimento como Polo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e sua designação para acesso à Rede Europeia, foi esta semana formalizado o consórcio C-Hub: Cybersecurity DIH que integra o CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto entidade coordenadora, e ainda as entidades AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., C3P – Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, INOV - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica e PricewaterhouseCoopers/ AG – Assessoria de Gestão, Lda.

A transformação digital em Portugal, nomeadamente a implementação de novas tecnologias digitais, levantou novos desafios na esfera da Cibersegurança, sendo as tecnologias emergentes, como 5G, a Inteligência Artificial, a difusão da Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, potenciadoras de um aumento da superfície e vetores de ataque, revelando-se como áreas críticas que importam uma especial atenção em matéria de Cibersegurança.

Em comunicado, o Centro Nacional de Cibersegurança explica que o C-Hub: Cybersecurity DIH, ao integrar áreas de conhecimento multidisciplinares, pretende assumir-se como uma referência nacional e europeia para uma abordagem neutra, rápida e segura pelas organizações, nomeadamente da Administração Pública e do setor privado, em particular as micro, pequenas e médias empresas, na implementação de processos de transformação digital com enfoque nas áreas de Cibersegurança, através da prestação de serviços inovadores, aconselhamento e planeamento. Permitindo assim às organizações tornarem-se mais dinâmicas e competitivas nas suas áreas de negócio e nos seus processos de produção, produtos e serviços com recurso às tecnologias e ambientes digitais, numa logica de testar antes de investir e de procura de soluções inovadoras.


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