News

Gabinete dos EUA incita agências de serviços críticos a realizarem avaliações de segurança

Da mesma forma, o Government Accountability Office pediu às agências que implementassem métricas de avaliação da eficácia das suas iniciativas e lançou oito recomendações

07/12/2022

Gabinete dos EUA incita agências de serviços críticos a realizarem avaliações de segurança

O norte-americano Government Accountability Office (GAO) incitou várias agências federais a realizarem avaliações de segurança para melhorar a proteção dos serviços críticos. O gabinete salientou que o DHS, a CISA e o NIST emitiram orientações, alertas, avisos e outros recursos num esforço para ajudar entidades federais e privadas a gerir os riscos de cibersegurança associados aos sistemas de IoT e OT, contudo, considera que deve ser feito um esforço maior por parte de certas agências. 

O gabinete destaca as iniciativas do Departamento de Energia, de Saúde e Serviços Humanos, do Departamento de Segurança Interna e de Transportes para a proteção das principais infraestruturas essenciais contra ciberataques.Ainda assim, o GAO explica que nenhuma das agências tem métricas para a avaliar a eficácia destas iniciativas.

Adicionalmente, o gabinete afirma que as agências não realizaram avaliações de risco de cibersegurança IoT e OT para o setor como um todo, impedindo-os de saber que outras proteções poderão ser necessárias.

O GAO lançou uma lista de oito recomendações para as agências encarregues do setor da energia, saúde e transportes, focando-se nas necessidades de estabelecer e utilizar métricas. “Os responsáveis das agências observaram dificuldades em avaliar a eficácia do programa quando se baseiam em informações voluntárias de entidades do setor. No entanto, sem tentativas de medir a eficácia e de avaliar os riscos de IoT e OT, o sucesso de iniciativas destinadas a mitigar riscos é desconhecido”, refere o GAO.

Além disso, o gabinete informa que “os Departamentos de Segurança Interna e Transportes concordaram com as recomendações, enquanto o de Energia disse que só responderia às recomendações depois de uma nova coordenação com outras agências. O de Saúde e Serviços Humanos não concordaram nem discordaram das recomendações, mas observaram as ações planeadas. Especificamente, o departamento disse que planeava atualizar o seu plano específico do setor, mas afirmou que não pode obrigar à adoção do plano no setor privado”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.