News

Hospital Garcia de Orta alvo de ciberataque

Hospital ativou protocolo de segurança e contactou o Centro Nacional de Cibersegurança, que já está a acompanhar a situação

26/04/2022

Hospital Garcia de Orta alvo de ciberataque

O Hospital Garcia de Orta foi alvo de um ciberataque. O ataque foi confirmado pela própria administração do hospital e a Polícia Judiciária e o Centro Nacional de Cibersegurança estão a acompanhar o caso.

De acordo com a CNN Portugal, o hospital terá sofrido um ataque de ransomware e terá sido pedido um resgate para que o hospital tenha acesso aos dados. O hospital não terá, segundo indica o mesmo órgão de comunicação social, acesso à rede.

Em termos de consequências, já terão sido canceladas consultas e cirurgias e os exames de imagem, como TAC e radiografias. Os serviços de urgência estão a funcionar, mas, segundo a estação televisiva, muito lentamente.

Os dados estão a ser inseridos manualmente e tudo o que pode ser feito à mão, sem necessidade de utilizar um dispositivo, está a ser feito. O Hospital Garcia de Orta não está a receber doentes transferidos de outros hospitais.

O ataque terá ocorrido durante a noite e o hospital indica que está a fazer todos os possíveis para voltar a estar operacional.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.