News

Ministério alemão nomeia nova chefe de cibersegurança depois de escandâlo ligado à Rússia

Claudia Plattner, antiga diretora-geral de sistemas de informação do BCE, assume a responsabilidade de chefe de cibersegurança do Federal Office for Information Security, depois do anterior presidente ser acusado de se associar a um negócio ligado aos serviços secretos russos

09/02/2023

Ministério alemão nomeia nova chefe de cibersegurança depois de escandâlo ligado à Rússia

O Ministério do Interior alemão anunciou a nomeação de Claudia Plattner, antiga diretora-geral de sistemas de informação do Banco Central Europeu (BCE) como a sua nova chefe de cibersegurança

A responsável junta-se ao Federal Office for Information Security (BSI) na sequência de um escândalo do seu anterior presidente Arne Schönbohm sobre acusações de que se tinha associado a um negócio ligado aos serviços secretos russos. Claudia Plattner junta-se ao BSI a 1 de julho.

A chefe do Ministério do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, suspendeu Schönbohm em outubro passado, afirmando que estava proibido de “conduzir negócios oficiais como Presidente do BSI com efeito imediato”, segundo um porta-voz citado pelo The Record. 

O Ministério do Interior disse que a suspensão foi feita “por preocupação com a pessoa que é o foco do debate”, bem como “no interesse dos mais de 1.500 funcionários do BSI, que agora podem realizar o seu trabalho, que é tão importante para a segurança do IT na Alemanha, independentemente da especulação pessoal”. Mais, sublinhou que as acusações estão a ser “exaustiva e vigorosamente examinadas e submetidas a uma avaliação aprofundada. Até à conclusão deste exame, a presunção de inocência aplica-se ao Sr. Schönbohm como pessoa”.

No momento da sua suspensão, um porta-voz do Ministério confirmou que “o pano de fundo disto são, não menos importante, as alegações, que são bem conhecidas e amplamente discutidas nos meios de comunicação social, e que prejudicaram permanentemente a confiança necessária do público na neutralidade e imparcialidade da conduta do seu cargo como Presidente da mais importante autoridade alemã de cibersegurança”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.