News

Montenegro alvo de ciberataque

Montenegro foi alvo de um ciberataque que levou a que os computadores no centro de decisões do país fossem desligados, com o país a culpar cibercriminosos pró-Rússia

12/09/2022

Montenegro alvo de ciberataque

A sede do governo de Montenegro desligou os seus computadores e Internet e viu, também, os seus principais estatais em baixo na sequência de um ciberataque ao país. O ataque coordenado terá começado a 20 de agosto e incapacitou as plataformas de informação do governo, para além de ter colocado as infraestruturas essenciais do país em risco.

De acordo com a Associated Press, que cita especialistas na área da cibersegurança, indica que o ataque não tem precedentes em termos de intensidade na história do país e chega na sequência de outros ciberataques depois da invasão russa à Ucrânia contra países da União Europeia.

Rasko Konjevic, ministro da defesa montenegrino, afirma que os oficiais do governo foram aconselhados por especialistas em cibersegurança – incluindo uma equipa de investigadores do FBI – a ficarem offline por razoes de segurança. Esses mesmos especialistas – que envolve pessoas de vários países – estão a ajudar a restaurar os sistemas do governo de Montenegro e a procurar provas de quem está por trás do ataque.

Os oficiais do governo afirmam, no entanto, que o ataque terá sido levado a cabo por um cibergrupo que fala russo que, habitualmente, opera sem a interferência do Kremlin desde que não ataque aliados russos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.