News

Número de pedidos de patentes de cibersegurança sobe na última década

Cerca de 97% dos pedidos foram arquivados desde 2010, o que provocou desde então um aumento dos ciberataques a nível global. As empresas norte-americanas lideram no número de pedidos

12/02/2023

Número de pedidos de patentes de cibersegurança sobe na última década

Com uma crescente preocupação com os temas da cibersegurança, o número de pedidos de patentes nesta área tem vindo a disparar na última década.

Os dados da empresa de software IS Decisions revelam que foram registadas cerca de 2.270 patentes relacionadas com cibersegurança desde a viragem do século, com as empresas norte-americanas a liderarem o número de pedidos.

Cerca de 97% foram arquivadas desde 2010, o que despoletou um aumento dos ciberataques a nível global.

De acordo com um relatório da Kaspersky, durante este mesmo ano, o número total de ciberataques aumentou cerca de oito vezes.

O gabinete norte-americano de patentes e marcas encabeça a lista com 1.087 pedidos de patentes ligados à cibersegurança e arquivados entre 2000 e 2022. Entre as dez empresas que apresentam mais patentes de cibersegurança, cinco estão sediadas nos EUA, incluindo a Boeing, a IBM, a Honeywell, a Microsoft e a Qomplx. A maioria das patentes de cibersegurança implica o desenvolvimento de ferramentas para combater ataques de DoS e de DDoS.

A liderar o número de pedidos globais de patentes encontra-se a China, que ocupa no entanto o terceiro lugar no que à cibersegurança diz respeito.

A Huawei, a IBM e a Samsung apresentaram sobretudo candidaturas relacionadas com a prevenção de ataques de escutas e ataques de repetição, que têm como objetivo enganar as vítimas, fazendo-se passar por clientes fidedigno. Já as ferramentas contra ameaças persistentes avançadas e ataques de malware representam menos de 2% de todos os pedidos de patentes.

A salvaguarda da propriedade intelectual dos detentores de patentes internacionais é garantida nos 156 Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.