News

PJ realiza 31 buscas relacionadas com cibercrime

A operação ‘Bitphish’ da Polícia Judiciária culminou no cumprimento de 31 mandados de busca e seis detenções

28/04/2021

PJ realiza 31 buscas relacionadas com cibercrime

Durante esta quarta-feira, dia 28 de abril, a Polícia Judiciária (PJ) levou a cabo uma operação em larga escala contra o cibercrime. De acordo com a RTP, no centro da investigação está um grupo criminoso organizado, fortemente indiciado da prática dos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo, branqueamento de capitais e associação criminosa.

Segundo o mesmo meio de comunicação e o jornal Público, foram emitidos 31 mandados de busca na sequência da operação 'Bitphish', resultando em seis detenções – com idades entre os 25 e os 70 anos, bem como a constituição de mais dez arguidos.

Em comunicado, a PJ explica que “os factos em investigação centram-se no modus operandi denominado de phishing bancário, na modalidade de smishing e vishing. Em concreto, os agentes do crime enviavam uma mensagem SMS com aparência de origem de uma Instituição Bancária contendo um texto padrão onde induzia a vítima a carregar num endereço eletrónico supostamente para evitar uma multa”.

Depois de acederem ao link, as vítimas entravam numa página semelhante à do banco onde forneciam as suas credenciais de acesso ao serviço homebanking. A Polícia Judiciária acrescena que “as vítimas eram contactadas por chamada de voz, por indivíduo que dizia ser do serviço de segurança do Banco, com o propósito de enganar a vítima a validar a transferência bancária ilícita realizada”.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.