News

Qualys anuncia melhorias na sua solução Policy Audit

A nova versão da solução Policy Audit da Qualys automatiza a conformidade com normas de cibersegurança, reduzindo erros humanos e custos de auditoria, e melhorando a preparação para ciberataques

24/04/2025

Qualys anuncia melhorias na sua solução Policy Audit

A Qualys anunciou uma versão melhorada da sua solução Policy Audit, com o objetivo de simplificar a conformidade com políticas de cibersegurança. A atualização introduz eficiências automatizadas que reduzem a necessidade de gestão manual, aceleram a correção de falhas e aumentam a preparação das empresas para ciberataques.

Segundo a consultora tecnológica Coalfire, cerca de 70% das organizações estão sujeitas a seis ou mais quadros regulamentares, o que acarreta custos elevados e complexidade operacional. Erros de configuração e auditorias manuais tornam o processo moroso e propenso a falhas, podendo resultar em sanções regulamentares.

A nova Policy Audit automatiza a recolha de evidências de conformidade com normas como PCI DSS 4.0, DORA, NIST, CMMC e FedRAMP, e oferece cobertura para mais de 450 tecnologias, mil políticas pré-desenhadas e 90 frameworks de referência. Esta abordagem promete uma conformidade contínua e preparação permanente para auditorias.

Entre as principais melhorias destaca-se a automatização da recolha de provas com a ferramenta Policy Compliance, que permite reduzir drasticamente erros humanos e aumentar a fiabilidade dos processos. A Qualys afirma que a nova versão pode reduzir até 95% das falhas de auditoria, contribuindo para uma gestão mais proativa do risco.

A tecnologia Qualys TruRisk é a base da nova Policy Audit, identificando riscos de conformidade e privacidade com base no impacto para o negócio. A ferramenta facilita ainda a colaboração entre equipas através de fluxos de trabalho automatizados e integração com plataformas GRC (governança, risco e conformidade), o que simplifica a gestão da conformidade e reduz a probabilidade de violações.

A solução inclui também relatórios prontos para auditoria, suportados por mais de 90 requisitos regulamentares, que oferecem uma visão clara das tendências de conformidade e permitem reduzir os custos de auditoria em até 50%.

Com a Policy Audit automatizámos mais de três mil verificações de controlo, reduzindo o tempo de avaliação de duas horas para apenas dois minutos. Isso reforça a nossa postura de conformidade, reduz falhas de auditoria e diminui o risco global”, afirma Mohammed Siraj, vice-presidente de Enterprise Cybersecurity no MUFG.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº24 JUNHO 2025

IT SECURITY Nº24 JUNHO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.