News

Receitas de ataques de ransomware terão descido em 2022

Os principais endereços de criptomoedas utilizados pelos grupos de ransomware mostram que o valor recebido desceu mais de 40% entre 2022 e 2021, ainda que se possam não conhecer todos os endereços utilizados pelos cibergrupos

23/01/2023

Receitas de ataques de ransomware terão descido em 2022

Um relatório publicado na última semana pela Chainalysis mostram que os endereços de criptomoedas utilizados por grupos de ransomware receberam um total de 457 milhões de dólares em 2022, um decréscimo de 40% em comparação com 2021, ano em que receberam 766 milhões de dólares. No entanto, a Chainalysis pode não ter conhecimento de todos os endereços utilizados por estes cibergrupos.

Ainda que o valor tenha descido, o número de ataques não acompanhou a mesma tendência, uma vez que milhares de empresas em todo o mundo foram comprometidas no último ano. De acordo com a Coveware, a percentagem de empresas que pagaram os resgates de ransomware em 2022 diminui para 41%, quando em 2021 a percentagem era de sensivelmente 50%.

Há vários fatores que podem ter resultado no menor número de pagamentos por parte das empresas, sendo que uma delas é o risco de se verem a braços com sanções se pagarem. Nos Estados Unidos, por exemplo, depois de várias cidades e universidades admitirem pagar os resgates, o Departamento do Tesouro norte-americano emitiu avisos de que as organizações que facilitem pagamentos de ransomware poderiam enfrentar ações legais.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.