News

REvil divulga acidentalmente chave universal de desencriptação do ataque à Kaseya

Depois de um hiato de atividade, o REvil voltou a publicar no fórum Exploit e explicou que o grande volume da chaves geradas criou um erro que enviou a chave universal aos clientes comprometidos no ataque que pagaram o resgate

14/09/2021

REvil divulga acidentalmente chave universal de desencriptação do ataque à Kaseya

Numa publicação no fórum ilícito de língua russa Exploit, o conhecido grupo cibercriminoso REvil revelou que a chave universal de desencriptação para todas as vítimas do ataque ransomware à Kaseya foi acidentalmente divulgada às vítimas por um codificador, avança a CRN.

O REvil explicou que tinha de gerar entre 20 e 500 chaves de desencriptação para cada um dos cerca de 1.500 clientes comprometidos no ataque à Kaseya, uma vez que todas as vítimas tinham redes de diferentes tamanhos. Contudo, o grande volume de chaves levou a um erro em que as vítimas que pagaram o resgate descobriram que a chave tinha sido divulgada entre as chaves individuais do desencriptador relevante para a sua organização.

"O nosso processo de encriptação permite-nos gerar uma chave universal de desencriptação ou chaves individuais para cada máquina", escreveu o REvil, explicando que “um dos nossos codificadores clicou erradamente e gerou uma chave universal de desencriptação juntamente com uma série de chaves para uma máquina”. 

Segundo a Flashpoint – que traduziu a publicação do REvil – citada pela CRN, “quando as vítimas descobriram que tinham a chave universal do desencriptador, enviaram-na à Kaseya e às autoridades. Segundo o REVil, os pagamentos totalizaram mais de “10kk” – dez milhões de dólares – mas não é claro se o post se refere aos pagamentos feitos pelas vítimas. "Ninguém foi enganado” e “não estamos a esconder nada”, afirmam.

Um ator ameaça abriu um processo contra um porta-voz do REvil, alegando que lhe devia dinheiro e que quer ser compensado agora que o grupo está novamente operacional, depois de desaparecer em julho. Segundo o post feito mais tarde no fórum, o assunto terá sido resolvido, explica a Flashpoint. Um alegado representante do grupo disse que o REvil conseguiu voltar a estar online utilizando as suas cópias de segurança. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.