News

Rússia desmantela grupo de ransomware REvil

O Serviço Federal de Segurança russo invadiu 25 locais, resultando na prisão de 14 pessoas e na recuperação de ativos no valor de 5,6 milhões de dólares

18/01/2022

Rússia desmantela grupo de ransomware REvil

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou que encerrou as operações do grupo de ransomware REvil, também conhecido como Sodinokibi, e que as infraestruturas utilizadas pelo grupo foram neutralizadas. Relatos indicam que a agência invadiu 25 locais endereços diferentes por todo o país, resultando na prisão de 14 criminosos e ativos no valor de 426 milhões de rublos (5,6 milhões de dólares) de várias formas, 500 mil euros, 600 mil dólares, várias carteiras de criptomoedas e 20 carros de luxo.  

O FSB adiantou que os membros detidos foram acusados de “circulação ilegal de meios de pagamento” . Alegadamente, a ação foi impulsionada por um pedido formal das autoridades norte-americanas, "reportando sobre o líder da comunidade criminosa e o seu envolvimento em invasões nos recursos de informação de empresas de grande tecnologia estrangeiras, introduzindo software malicioso, encriptando informações e extorquindo dinheiro para a sua desencriptação", segundo com um comunicado da FSB.

Mais, “como resultado das ações conjuntas do FSB e do Ministério da Administração Interna da Rússia, a comunidade criminosa organizada deixou de existir, a infraestrutura de informação utilizada para fins criminosos foi neutralizada. Representantes das autoridades competentes dos EUA foram informados sobre os resultados da operação”.

É de notar que a medida surge duas semanas depois de um telefonema entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o Presidente norte-americano, Joe Biden, que há meses exige a tomada de ações contra os grupos de ransomware baseados na Rússia. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.