News

Rússia estará a interferir em referendo e eleição

Estados Unidos, Reino Unido e Canadá alertaram que a Rússia estará a tentar interferir na eleição presidencial da Moldova e no referendo que o mesmo país irá realizar sobre a União Europeia

17/06/2024

Rússia estará a interferir em referendo e eleição

Um comunicado conjunto dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Canadá alerta que a Rússia está a tentar interferir nas eleições presidenciais da Moldova e no referendo que o país vai realizar.

Os aliados acusam a Rússia de utilizar “desinformação, atividade criminosas e encobertas e corrupção para minar a soberania e os processos democráticos” no país e mostram-se “unidos em confrontar a agressão e subversão da Rússia contra as sociedades democráticas”.

O comunicado indica que os três países têm “confiança total na capacidade da Moldova para gerir estas ameaças” e que o comunicado foi emitido “na defesa dos nossos valores democráticos”.

Desde que foi eleito em 2020, a presidente moldava procura juntar-se à União Europeia numa tentativa de combater a corrupção. Durante a sua presidência, Maia Sandu tem enfrentado golpes patrocinados pela Rússia e um conflito na região da Transnistria.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.