News

Setor energético italiano alvo de ciberataques

Multinacional petrolífera ENI e Agência de Energia Italiana foram os mais recentes alvos no país

06/09/2022

Setor energético italiano alvo de ciberataques

A Agência Nacional de Cibersegurança italiana deixou um alerta no início deste mês para o possível aumento de ciberataques à indústria energética e respetivas infraestruturas depois de terem sido detetados dois acessos indevidos em grandes empresas.

Uma das recomendações da agência para as empresas é o aumento do nível de segurança das infraestruturas digitais dos operadores de energia de forma a atualizá-las constantemente sobre possíveis ameaças.

O alerta surge depois da multinacional petrolífera italiana ENI ter confirmado à Bloomberg acessos indevidos à rede da empresa.

A Agência de Energia Italiana, um organismo governamental responsável pelo funcionamento do mercado italiano de eletricidade, sofreu recentemente um acesso indevido aos servidores, deixando os trabalhadores sem acesso aos emails e a dados internos da empresa.

Uma fonte ligada à Gestore dei Servizi Energetici SpA (GES) e citada pela Bloomberg revelou que algumas funções do mercado de energia e da responsabilidade da GES foram suspensas.  

O cibergrupo BlackCat será o responsável por detrás do ataque à empresa estatal. Também conhecidos por ALPHV, surgiram em novembro de 2021 e são responsáveis por lançar ataques a empresas nos EUA e na Europa.

O grupo referiu que teria descarregado 700 GB de dados da entidade, incluindo informações sobre projetos, contratos e do departamento de contabilidade.

De acordo com o último relatório do Censis sobre segurança cibernética, citado pelo Corriere Della Sera, 64,6% dos inquiridos, como cidadãos e empresas, foram alvo de emails enganosos para extorquir dados pessoais e confidenciais. 

A Agência da União Europeia para a Cibersegurança considerou Itália o país com maior risco de ameaças decorrentes de ransomware.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.