News

UE formaliza apoio à Ucrânia em cibersegurança

A União Europeia formaliza o apoio à Ucrânia em matéria de cibersegurança, visando aumentar a resiliência contra a Rússia e melhorar a partilha de informações

14/11/2023

UE formaliza apoio à Ucrânia em cibersegurança

A União Europeia celebrou um novo acordo formal com vista a melhorar a partilha de informações e o reforço de capacidades, consolidando os laços com a Ucrânia em matéria de cibersegurança.

O acordo formaliza as discussões iniciadas em Varsóvia durante o Cybersecurity Dialogue entre a UE e a Ucrânia, no ano passado, e foi assinado pela agência de segurança da UE ENISA, pelo Centro Nacional de Coordenação de Cibersegurança da Ucrânia e pela Administração do Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informação da Ucrânia.

De acordo com a ENISA, o acordo abrange “ações de cooperação estruturada de curto prazo”, mas concentra-se igualmente no alinhamento de políticas de longo prazo, abrangendo três principais áreas:

  • A consciencialização cibernética e capacitação para aumentar a resiliência, o que poderá incluir a participação da Ucrânia em exercícios e sessões de formação em matéria de cibersegurança em toda a UE, bem como possíveis acordos de destacamento e partilha e promoção de ferramentas e programas de sensibilização cibernética;
  • O alinhamento da legislação e implementação, incluindo NIS2, com foco em setores de infraestruturas críticas, como telecomunicações e energia;
  • O conhecimento mais sistemático e partilha de informações para melhorar a consciência situacional.

A media surge no seguimento da recomendação da Comissão Europeia, na semana passada, de convidar a Ucrânia para iniciar as negociações de adesão à UE, assim que for capaz de cumprir um conjunto de condições finais. 

O vice-presidente da Comissão para os negócios estrangeiros, Josep Borrell, afirma que o apoio à Ucrânia ajudará a UE a melhorar a resiliência à agressão russa no ciberespaço. “A manipulação maliciosa de informações e os ciberataques são um elemento-chave da agressão da Rússia contra a Ucrânia. Táticas híbridas bem conhecidas estão a ser exploradas pela Rússia numa nova escala massiva, visando não só a Ucrânia, mas também a União Europeia”, refere.

“Isto torna o acordo atual sobre cooperação reforçada para a cibersegurança ainda mais importante”, refere sublinha. “O acordo é uma componente adicional essencial do nosso apoio global para ajudar a Ucrânia a defender-se contra a Rússia e do nosso compromisso a longo prazo com a segurança da Ucrânia”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.