Blue team

S.Labs

A evolução quântica na resposta aos desafios de cibersegurança

A cibersegurança está em constante evolução. Nos próximos dez anos, aquilo que hoje é visto como seguro e impossível de quebrar, será fácil de ultrapassar

21/04/2022

A evolução quântica na resposta aos desafios de cibersegurança

A cibersegurança vai mudar

Se, hoje, os desafios da cibersegurança são relativamente bem conhecidos, os desafios futuros constituem um problema a ter em atenção por parte de todas as empresas, independentemente da sua dimensão. Isto porque a computação quântica vai alterar por completo a computação atual, levando a uma autêntica revolução nas Tecnologias de Informação e a cibersegurança não será exceção.

Hoje, a premissa da criptografia, na qual estão assentes a larga maioria – se não mesmo todas – das soluções de segurança na internet, baseia-se na existência de problemas de segurança demasiado grandes que os computadores atuais mais potentes não conseguem quebrar em tempo viável.

A computação quântica leva a que grande parte da criptografia atual possa ser quebrada por uma combinação de algoritmos e computadores quânticos, o que faz com que todas as empresas estejam em risco no momento em que a computação quântica comece a ser comummente utilizada da mesma maneira que hoje se pode ter acesso a qualquer tipo de serviço disponível no mercado.

Mecânica quântica na base da cibersegurança

As comunicações quânticas incluem um vasto conjunto de tecnologias e aplicações, sendo que o curto-médio prazo, por exemplo, os desenvolvimentos vão centrar-se na segurança e, a longo prazo, deverão ser integrados com a computação quântica.

Exemplo disso, é a tecnologia Quantum Key Distribution (QKD) que consiste numa técnica avançada para partilha de chaves de criptografia entre diferentes locais, utilizando um fluxo único de fotões e baseando-se em princípios de mecânica quântica, através de fibra ótica ou satélite para longas distâncias, o que permite a distribuição de chaves a um ritmo superior a mil por segundo. A QKD oferece uma solução para o desafio que os sistemas de segurança tradicionais enfrentam numa área de rápido desenvolvimento da computação quântica.

Juntamente com outras técnicas quânticas, a QKD vai-se tornar cada vez mais relevante para combater a ameaça de ciberataques baseados em física quântica, que podem ser usados para quebrar os métodos tradicionais de criptografia, num prazo estimado entre cinco a dez anos.

Simultaneamente, também é possível criar chaves de encriptação muito mais robustas utilizando geradores de números aleatórios, baseados em fenómenos quânticos, conhecidos como Quantum Random Number Generators (QRNG). Os QRNG podem ser utilizados para assegurar dados em repouso num data center, assim como qualquer tipo de dados sensíveis, mesmo os que estão na cloud. Por exemplo, no setor financeiro podem ser utilizados na autenticação de transações bancárias.

Parceiro para o futuro

A Altice Empresas tem realizado uma aposta contínua no desenvolvimento e disponibilização de novas soluções que respondem aos desafios atuais e futuros do mercado empresarial.

Exemplo disso é a recente solução de segurança baseada em tecnologia de informação quântica Quantum Key Distribution, com ligações cifradas por chaves aleatórias (Quantum Key-as-a-Service - QKaaS) e distribuídas por QKD, para empresas com serviços no Data Center Altice da Covilhã. 

O conceito Quantum Key-as-a-Service (QKaaS) consiste na disponibilização, por parte de um operador de rede – como a Altice Portugal –, de chaves secretas quânticas na sua infraestrutura de distribuição de forma a fornecer serviços de Quantum Key Distribution às empresas. Trata-se de um padrão promissor para o futuro, principalmente tendo em conta o custo que cada empresa teria ao implementar a sua rede de QKD dedicada.

Com esta solução, a Altice Portugal assinala mais um marco na história das telecomunicações em Portugal, sendo o primeiro operador a disponibilizar uma solução empresarial de acesso à cloud baseada em tecnologia QKD.

Leia o artigo completo sobre tecnologia quântica da Altice Empresas.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Altice Empresas


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.