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O phishing nos dias de hoje!

Com a entrada da inteligência artificial em jogo, os ataques de phishing evoluíram de forma considerável em três vertentes, na “construção do perfil” de quem vai ser alvo de ataque, nos conteúdos, links e anexos enviados e na persistência até o utilizador “ceder”

Por Miguel Azevedo, Senior IT Specialist na Noesis . 11/10/2023

O phishing nos dias de hoje!

“Construção do perfil do alvo” – Nos dias de hoje, há a tendência dos utilizadores exporem nas redes sociais (facebook, whatsapp, linkedin, etc) informação das funções e responsabilidades que tem na organização, tarefas que fazem, aplicações ou serviços que utilizam, por vezes informação sensível, e expondo, por vezes, a forma como a organização funciona e o papel que o utilizador tem na organização.

Conteúdos, links e anexos – Com o recurso a IA os conteúdos enviados são cada vez mais orientados para a função/responsabilidade que o utilizador tem na organização. Deixaram de ter erros ortográficos/ formatação e o próprio conteúdo do e-mail leva os utilizadores a considerar que é fidedigno. O mesmo acontece com os links e anexos que são semelhantes aos habitualmente recebidos fidedignamente. Por exemplo no caso dos anexos o ficheiro word e pdf é exatamente igual, mas ao abrir o ficheiro sem o utilizador perceber pode ser executado código malicioso (ex. remote code execution/macros).

Persistência – Com o recurso aos chatbots (por vezes os conteúdos podem não ser os mais sofisticados), há uma tentativa contínua para o mesmo alvo até o utilizador ter a “tentação” de clicar em algum link malicioso ou disponibilizar informação sensível.

Quais as estratégias a seguir para responder a este tipo de ataques?

Focando-nos nas iniciativas que podem reduzir de forma significativa o risco, para ataques através de phishing, recomenda-se a criação da ciber cultura na organização, sessões de sensibilização e formação, campanhas de phishing e avaliação das mesma e tecnologia que permita responder à evolução que este tipo de ataques tem tido.

Criação de ciber cultura na organização – Para que a estratégia de ciber segurança seja eficaz é essencial que a mensagem que se passa aos utilizadores/ colaboradores seja simples e clara (ex. através de newsletters, papers, redes sociais ou outros canais de comunicações que existam na organização) e que os utilizadores percebam o risco e impacto que determinados tipos comportamentos podem representar para a organização.

Sensibilização e formação dos colaboradores – Sendo este tipo de ataque focado no utilizador é essencial que as organizações tenham sessões de sensibilização e formação com alguma regularidade, e que as mesmas se adaptem à evolução e sofisticação que este tipo de ataques tem sofrido.

A nível individual ou para organizações que não tenham programadas sessões de formação e sensibilização nos temas de cibersegurança recomendo o curso Cidadão Ciberseguro disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança na plataforma Nau (https://www.nau.edu.pt/pt/curso/ cidadao-ciberseguro/).

Campanhas de phishing – Com a evolução e sofisticação (ex. IA e chatbots) que há atualmente nos ataques de phishing (é recomendável também ter em consideração os ataques smishing e vishing e ter iniciativas semelhantes) é essencial que sejam feitas campanhas de phishing com bastante regularidade e que o modelo utilizado nas campanhas acompanhe a evolução que este tipo de ataques tem tido. Neste momento o conteúdo dos e-mails de phishing já são orientados para a função que o utilizador tem na organização e os links e anexos recebidos são semelhantes aos fidedignos.

Das campanhas de phishing que a Noesis suporta em cliente, a percentagem de utilizadores que ainda é “ludibriado”, anda na faixa dos 10% a 30%, incluindo utilizadores com nível de literacia tecnológico elevado.

Tecnologia - A par da sensibilização e formação dos colaboradores é essencial que a estratégia de cibersegurança que a organização tem implementada ou prevê implementar responda de forma eficaz a este tipo de ataque. Desta forma é importante que a própria solução de e-mail já tenha a capacidade de identificar e bloquear e-mails de phishing com base em comportamentos (se é ou não habitual a troca de e-mails com este sender), na origem (sender), no conteúdo (links) e em anexos. Da experiência do dia a dia da Noesis, como complemento, a “filtragem” feita pela solução de e-mail, recomenda-se o uso de soluções assentes em Intelegência Artificial/Machine Learning que tem a capacidade de identificar automaticamente novos padrões de ataque e tem por base a informação já recolhida e avaliar alterações de padrões/comportamentos. A filtragem (identificação e bloqueio) adicional que este tipo de soluções efetua é considerável, reduzindo desta forma os emails com conteúdo malicioso que possam chegar aos utilizadores.

A estratégia de cibersegurança também já deve considerar medidas de mitigação para responder de forma eficaz e automática, se possível caso as credênciais ou o dispositivo do utilizador fiquem comprometidos (ex. forçar o bloqueio da conta ou isolar o dispositivo), tendo as soluções de Endpoint Detection & Response ( EDR) ou Extended Detection and Response (XDR) um papel importante.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Noesis


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