Blue team

Transform

Sophos ajuda Autozitânia a mitigar possíveis ciberameaças com solução 24/7

A implementação do Sophos MDR permitiu à Autozitânia contar com uma equipa de especialistas da Sophos que monitoriza e neutraliza possíveis ameaças, permitindo que as equipas de IT da organização se foquem noutras questões

Por Marta Quaresma Ferreira . 13/12/2023

Sophos ajuda Autozitânia a mitigar possíveis ciberameaças com solução 24/7

A Autozitânia procurava uma solução para prevenir possíveis ciberataques que pudessem pôr em causa a continuidade das operações e da qualidade do serviço prestado aos clientes.

De forma a reagirem às ameaças de forma célebre, a empresa de importação e distribuição de peças de automóveis optou pela implementação de um Centro de Operações de Segurança (SOC) externo.

“Apesar de na Autozitânia termos uma equipa de IT estruturada, o volume de projetos e solicitações a que a nossa equipa é exposta diariamente não se alinhava com uma gestão interna dos desafios da cibersegurança. Atualmente, entendemos que esta área obriga a uma atenção 24/7 e a um investimento sistemático na obtenção de conhecimento, que seriam impossíveis com os nossos recursos internos, e foi maioritariamente isso que nos fez decidir por externalizar”, começa por explicar José Mendes, IT Manager da Autozitânia.

A solução encontrada e a sua implementação

A escolha recaiu na solução Sophos Managed Detection and Response (MDR), apresentada pela Inovflow, com garantias de cobertura 24/7 ao nível da cibersegurança.

Para Victor Hugo, Business Developer da Inovflow, a implementação do Sophos MDR permitiu à Autozitânia “fazer uma avaliação ao estado da sua segurança para, posteriormente, e com as devidas medidas corretivas, alinhar o caminho em conjunto”.

“A Sophos disponibilizou à Autozitânia uma equipa de especialistas dedicados e com experiência, que impede os ataques avançados e toma as medidas necessárias para neutralizar as possíveis ameaças antes que estas causem impacto nas operações e comprometam informação sensível”, acrescenta Bernardete Carvalho, Territory Account Manager da Sophos.

Esta solução veio também ajudar a Autozitânia a agilizar a complexidade inerente ao recrutamento, formação e manutenção de equipas de analistas. “A tentativa de criar um centro de operações de segurança completo e a realidade de gerir a sua própria oferta de cibersegurança como serviço está simplesmente fora do alcance de praticamente todas as organizações de TI, e nisto o Sophos MDR pode ajudar”, refere Bernardete Carvalho.

A implementação da solução ocorre de forma “rápida, fácil, user-friendly” e é totalmente administrada a partir da consola de gestão única e integrada - a Sophos Central.

Entre as várias vantagens do Sophos MDR destacam- se: o serviço de deteção e resposta 24/7, 365 dias por ano; tempo de resposta médio de 38 minutos em resolução de incidentes; e relatórios semanais e mensais.

“Mesmo com muitas camadas de segurança, existe sempre a possibilidade de ocorrer um ataque, e nisto o Sophos MDR também é um bom apoio, devido à rápida reação e resolução”, reitera Victor Hugo da Inovflow.

Resultados que se refletem no negócio

“Já temos [Sophos] MDR há seis meses, e desde então contamos com uma equipa que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para detetar qualquer possível ameaça à segurança da Autozitânia e, consequentemente, neutralizar e mitigar a mesma”, explica José Mendes, IT Manager da Autozitânia. A organização optou por uma intervenção total da equipa técnica da Sophos, o que se tem refletido num “maior descanso” no que diz respeito à proteção dos dados e, como consequência, do próprio negócio.

A Autozitânia conta agora com uma equipa de IT dedicada às suas áreas, sem que ponha em risco a segurança da empresa, melhorando a produtividade das pessoas. “[A solução da Sophos] deu-nos também a garantia de que temos uma equipa altamente especializada e que nos acompanha 24/7, para evitar que o nosso foco deixe de estar onde deve estar: no core do nosso negócio”, conclui José Mendes.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.