iTech

Commvault lança solução de ambiente seguro para cópias de segurança

Commvault Data Rooms permite conectar dados a plataformas de inteligência artificial e procura eliminar a barreira entre proteção e ativação de dados

06/11/2025

Commvault lança solução de ambiente seguro para cópias de segurança

A Commvault anunciou o lançamento do Commvault Data Rooms, um ambiente seguro que permite às empresas ligar, de forma protegida, os seus dados de cópia de segurança de confiança às plataformas de Inteligência Artificial (IA) que utilizam, ou às suas próprias iniciativas de IA, como os data lakes internos.

Ao combinar acesso autónomo e controlado com mecanismos incorporados de classificação e conformidade, o Data Rooms elimina a barreira entre proteção e ativação de dados, ajudando as organizações a transformar cópias de segurança em ativos prontos para IA, sem adicionar riscos ou complexidade, explica a própria empresa.

À medida que as empresas aceleram a adoção da inteligência artificial, muitas continuam a enfrentar dificuldades em tornar os seus dados simultaneamente acessíveis e fidedignos. Segundo dados partilhados pela Commvault em comunicado, quase três quartos dos responsáveis de IT afirmam que a utilização de inteligência artificial torna as suas organizações mais vulneráveis a ciberataques.

A confiança está no centro de uma IA responsável: confiança de que os dados sensíveis permanecem confidenciais, governados e em conformidade, prontos para utilização. No entanto, o processo tradicional de identificação, preparação e exportação de dados provenientes de múltiplas fontes para um repositório único, através do modelo de extração, transformação e carregamento, continua a ser moroso e pode introduzir riscos de conformidade quando não é devidamente controlado.

Com o Data Rooms, os utilizadores autorizados podem localizar e preparar dados diretamente a partir de repositórios de cópias de segurança em ambientes locais e na cloud. A governação integrada ajuda a manter o controlo, garantindo que apenas conjuntos de dados aprovados e em conformidade com as políticas de acesso são partilhados e exportados em segurança. As funcionalidades automáticas de classificação, etiquetagem de sensibilidade e registo de auditoria são aplicadas de forma automática. Além disso, o Data Rooms opera na arquitetura de zero-trust da Commvault Cloud, recorrendo a controlos de acesso baseados em funções (RBAC) e encriptação em repouso e em trânsito. Estas medidas de segurança asseguram que os dados permanecem protegidos, governados e rastreáveis desde a cópia de segurança até à sua ativação.

Ao integrar-se diretamente com a Commvault Cloud, permite aos utilizadores autorizados aceder, de forma governada, a ficheiros, emails e objetos em diferentes ambientes. Automatiza a descoberta e a classificação de dados, simplificando a criação de conjuntos de dados curados e prontos para IA. À medida que as empresas evoluem da proteção para a utilização dos dados, a Commvault assegura a confiança, conformidade e prontidão ao longo de todo o processo de ativação.

O Commvault Data Rooms encontra-se atualmente disponível em regime de acesso antecipado, sendo que o lançamento geral está previsto para o inverno de 2026. Os detalhes de preços serão divulgados nessa altura, declara a Commvault.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.