iTech

SolarWinds: hackers terão acedido a emails de oficiais norte-americanos

Segundo informações recentes, os hackers responsáveis pelo ataque da Solarwinds terão conseguido aceder a membros do departamento de segurança interna – assim como a equipa de cibersegurança do departamento – dos Estados Unidos

03/04/2021

SolarWinds: hackers terão acedido a emails de oficiais norte-americanos

Os hackers da SolarWinds obtiveram acesso ao então diretor do Departamento de Segurança Interna dos EUA e a membros da equipa de segurança cibernética do departamento, informou a Associated Press.

O departamento em questão confirmou que um “pequeno número” de contas de funcionários foi alvo da ampla campanha de hacking. A agência disse que “não vê mais indicadores de que as redes foram comprometidoas”.

A Associated Press informou que conseguiu identificar que o então secretário do departamento, Chad Wolf, foi o oficial afetado. Wolf recusou-se a comentar, a não ser dizer que usou várias contas de e-mail enquanto desempenhou funções.

Os outros funcionários do departamento de segurança interna que viram os seus emails violados incluíram funcionários envolvidos na procura de ameaças cibernéticas de países estrangeiros.

As autoridades americanas acreditam que hackers russos apoiados pelo estado estão por trás do ataque SolarWinds, que comprometeu pelo menos nove agências federais dos EUA e cem empresas privadas. O general Paul Nakasone, líder da força de cibersegurança do Pentágono, disse já em março que o governo está a considerar uma “gama de opções” de retaliação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.