News

CISA publica livro de procedimentos de resposta a incidentes e vulnerabilidades

A agência norte-americana para a cibersegurança e segurança das infraestruturas, mais conhecida como CISA, publicou dois playbooks focados na resposta a incidentes e a vulnerabilidades

22/11/2021

CISA publica livro de procedimentos de resposta a incidentes e vulnerabilidades

Em resposta a uma ordem executiva assinada pelo presidente Joe Biden em maio de 2021, a CISA lançou dois novos playbooks de cibersegurança focados na resposta a incidentes e na resposta a vulnerabilidades.

A ordem executiva de maio procura melhorar a cibersegurança dos EUA e a CISA ficou encarregue de desenvolver manuais para as agências civis federais para as ajudar a planear e a conduzir a resposta a vulnerabilidades e a incidentes. Embora os manuais tenham sido criados a pensar nas agências civis federais, a CISA diz que as informações também podem ser úteis para organizações de infraestrutura crítica e empresas do setor privado.

Os novos manuais foram projetados para fornecer às agências um conjunto padrão de procedimentos para identificar, coordenar, corrigir, recuperar e rastrear mitigações de incidentes e vulnerabilidades que afetam os seus sistemas, dados e redes.

O manual de resposta a incidentes cobre as etapas que as agências precisam de realizar no caso de uma atividade cibernética mal-intencionada confirmada que pode ter consequências significativas, incluindo movimento lateral, exfiltração de dados, invasões de rede que envolveu vários utilizadores ou sistemas e contas comprometidas.

Por outro lado, o manual de resposta a vulnerabilidades descreve o processo que deve ser seguido para responder a vulnerabilidades urgentes e de alta prioridade. O documento descreve a preparação, o processo de resposta à vulnerabilidade, identificação, avaliação, remediação e atividades de relatório.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.