Opinion

Cibersegurança na era digital: o e-learning ao serviço das empresas

A cibersegurança está na agenda das organizações. No Relatório Cibersegurança em Portugal, de dezembro de 2024 (Sociedade 2024, 6.ª Edição), é avançado que, com base em inquérito especial do Eurobarómetro (2024), sobre competências em cibersegurança nas empresas nacionais, 80% destas consideram que a cibersegurança é uma prioridade bastante alta ou muito elevada

Por Cláudia Gomes, Digital Learning Developer da VisionWare Academy . 19/05/2025

Cibersegurança na era digital:  o e-learning ao serviço das empresas

Proteger a rede e os sistemas é um objetivo das organizações para mitigar riscos e prevenir tentativas de ciberataques. E a capacitação dos colaboradores será uma prioridade? Como disposto no documento Building a Cybersecurity and Privacy Learning Program (NIST Special Publication 800 NIST SP 800-50r1), uma componente fundamental do plano de cibersegurança e privacidade da organização é um programa de aprendizagem que ajude na construção de conhecimento sobre riscos e que esclareça o papel de todos os intervenientes na identificação, resposta e gestão desses riscos.

É crucial a existência deste compromisso por parte das organizações e dos colaboradores em relação à formação e aquisição de conhecimentos sobre o tema. Alguns constrangimentos são evidenciados por parte das organizações, nomeadamente, no que tange à realidade de colaboradores com trabalho por turnos, colaboradores em geografias distintas, a necessidade de suspender a atividade quando se ministra a ação de formação, ou mesmo, o orçamento anual disponível para a realização de formação corporativa. Neste sentido, para formação que vise a sensibilização ao tema da cibersegurança ou reciclagem de aprendizagens, a formação a distância, mais concretamente em regime de e-learning, com comunicação assíncrona, num sistema de gestão de aprendizagem (LMS, em inglês) é uma alternativa eficaz e, expecta-se, eficiente. 

As vantagens são amplas. A flexibilidade é dos elementos mais mencionados neste tipo de regime. Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para o caso de organizações com colaboradores em diferentes geografias, com escalas de trabalho rotativas ou por turnos, esta flexibilidade ganha maior relevância, podendo mesmo ser a alternativa viável para a implementação de um plano formativo. 

Ainda nesta linha, este regime favorece a economia do tempo, nomeadamente, ao nível de deslocações, intervalos programados e atrasos circunstanciais. O formando é autónomo na gestão do seu tempo e tem a possibilidade de iniciar e continuar a formação, ao seu ritmo, sem interrupções que possam acontecer por conta de outrem.

Um dos aspetos inegáveis que este regime estabelece é a consistência dos conteúdos, que são disponibilizados e partilhados uniformemente por todos os colaboradores. Há a certeza de que todos os participantes têm acesso à mesma informação, o que não é possível garantir noutras modalidades de formação. 

O custo da formação neste regime é outra característica. Ainda que exista investimento em ferramentas de autor e num LMS, um curso em e-learning é escalável. Os objetos de aprendizagem, desenvolvidos em ferramenta que permita a exportação em formato SCORM (Sharable Content Object Reference Model), podem ser reutilizados e são compatíveis com vários LMS. O curso pode ser acedido múltiplas vezes e por diversos formandos. Com a evolução dos riscos e das ameaças, os conteúdos são rapidamente atualizados e disponibilizados, permitindo, ainda, às organizações, que novos colaboradores tenham acesso imediato ao plano formativo implementado e disponível no LMS.

A capacitação dos colaboradores nos temas da cibersegurança e da segurança da informação continua a ser um dos investimentos mais relevantes dentro da organização. A formação a distância, em regime de e-learning, demonstra potencial estratégico, podendo ser a chave para alcançar e reforçar conhecimentos, preparando os colaboradores para respostas assertivas frente aos desafios da era digital.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.