S.Labs

A inteligência artificial no submundo: curiosidades, declarações e preocupações

Sabia que atualmente alguns cibercriminosos continuam a mostrar-se céticos relativamente a como a inteligência artificial (IA) pode favorecer a cibercriminalidade?

Por Sophos Counter Threat Unit Research Team . 28/07/2026

A inteligência artificial no submundo: curiosidades, declarações e preocupações
@MediaNext

Os investigadores da Counter Threat Unit™ (CTM) da Sophos têm observado como a IA se está a tornar um tema de destaque nas comunidades clandestinas, onde o seu potencial é discutido, e os ciberdelinquentes alegam utilizá-la para desenvolver malware e ferramentas ofensivas – e onde, em simultâneo, expressam preocupações e dúvidas.

Muitas destas alegações não foram verificadas, mas as publicações analisadas oferecem uma perspetiva interessante sobre como os cibercriminosos encaram a IA generativa e como esta tecnologia poderá ser utilizada em atividades criminosas no ciberespaço. De certa forma, estes players enfrentam o mesmo desafio que qualquer outro: tentar manter a viabilidade económica durante uma fase de transição tecnológica, enquanto procuram perceber como e quando adotar a IA.

Acesso e partilha de conhecimento

Tanto as equipas de defesa como os cibercriminosos estão a testar e a experimentar funcionalidades habilitadas por IA, mas a partir de posições muito diferentes. A defesa tende a beneficiar de maior acesso a ferramentas comerciais, apoio técnico e de engenharia dedicado, e também liberdade financeira para testar tecnologias emergentes à escala. Em contrapartida, players com recursos mais limitados procuram formas práticas de obter acesso.

Os investigadores da CTU™ registaram a venda de chaves de API para ferramentas de IA generativa através de contas partilhadas, acessos intermediados por brokers e plataformas alternativas.

Numa discussão, o utilizador “CyberThreat” oferecia chaves de API obtidas através de intermediários para ferramentas como o ChatGPT, Claude e Grok. Noutra publicação, o “VOLTIC” anunciava acesso a vários modelos de IA como uma solução económica para compradores que precisam desse tipo de capacidades.

Embora estes utilizadores fossem novos nos mercados clandestinos, as publicações atraíram rapidamente interesse, e outras identidades recomendaram os seus serviços.

Se quiser saber mais, pode ler o artigo completo em inglês em: https://www.sophos.com/en-us/blog/ai-in-the-underground-curiosity-claims-and-concerns

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Sophos


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº31 AGOSTO 2026

IT SECURITY Nº31 AGOSTO 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.