Threats

Aplicações de edição de fotografia utilizadas para roubar dados

Cibercriminosos estão a roubar dados de aplicações e de dispositivos de beleza através da utilização de trojans

22/05/2023

Aplicações de edição de fotografia utilizadas para roubar dados

A tecnologia também tem mudado a forma como as pessoas cuidam de si próprias, com uma crescente popularidade dos aparelhos de beleza domésticos, muitos dos quais oferecem resultados profissionais em casa. Alguns permitem mesmo a ligação a aplicações móveis. É o caso das aplicações de beleza ou de edição de fotografias.

Muitos destes dispositivos utilizam a inteligência artificial para medir a hidratação, o tom e a elasticidade da pele, ou a realidade aumentada para testar diferentes visuais de maquilhagem em tempo real. Isto permite que os consumidores vejam como ficam diferentes cores de sombra, batom ou base no seu rosto antes de comprarem os produtos.

No entanto, embora as vantagens sejam muitas para os utilizadores, estes devem ser cautelosos quando utilizam estes dispositivos e aplicações, uma vez que os investigadores da Kaspersky descobriram uma nova família de Trojans que visa os utilizadores do Google Play. O Trojan de subscrição denominado Fleckpe propaga-se através de editores de fotografias e de wallpapers. “Estando ligados à Internet, todos estes aparelhos correm o risco de serem alvo de ciberataques, comprometendo, assim, a privacidade e a segurança dos utilizadores. Os dados recolhidos pelas aplicações também são suscetíveis a falhas de segurança”, explica Marc Rivero, investigador sénior de segurança da Kaspersky.

Quando este malware é instalado num dispositivo, pede acesso a notificações para capturar códigos de confirmação para serviços premium. Em seguida, utiliza estes códigos para subscrever os utilizadores em serviços premium, o que resulta em cobranças não autorizadas. O Fleckpe já infetou mais de 620 mil dispositivos desde que foi detetado em 2022, com vítimas em todo o mundo. Até agora, a empresa de cibersegurança encontrou pelo menos 11 aplicações infetadas com o Fleckpe.

A tecnologia revolucionou o mundo da beleza de muitas formas, e espera-se que continue a fazê-lo no futuro. Mas, embora existam muitos benefícios na utilização destes dispositivos, vale a pena ter em conta que muitos deles podem ser um ponto de entrada para os cibercriminosos se não tomarmos as devidas precauções”, conclui Marc Rivero.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.