Threats

Ciberameaças contra macOS crescem 15% em Portugal

Contrariamente, no segundo quadrimestre de 2022, as ameaças contra macOS diminuíram a nível global

09/12/2022

Ciberameaças contra macOS crescem 15% em Portugal

As ciberameaças contra macOS têm vindo a crescer em Portugal, de acordo com novos dados da Eset sobre a paisagem de ciberameaças no segundo quadrimestre de 2022. Enquanto em Portugal foi registado um crescimento de 15% destas ameaças, a nível global, houve uma diminuição em relação ao quadrimestre anterior. 

Apesar de Portugal não ser o país onde se registou o maior número de deteções na categoria macOS, os especialistas afirma que o crescimento atípico no território nacional para o período é simbólico das novas ameaças que os utilizadores do macOS enfrentam. Os investigadores detetaram o meior número de ameaças nos EUA, Japão e França. 

Recentemente, investigadores da Eset descobriram um novo malware que espia e rouba utilizadores de Mac comprometidos e utiliza exclusivamente serviços de armazenamento na cloud pública para comunicar com o seus operadores. Designado pela Eset como CloudMensis, as suas capacidades revelam a intenção dos operadores de reunir informação sobre Macs, roubando documentos, teclas premidas, emails, anexos, ficheiros em armazenamento externo e capturas de ecrã.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.