Threats

CNCS volta a registar envio elevado de emails com Emotet

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou um alerta de ameaça referente ao Emotet, alertando, uma vez mais, para um elevado número de emails enviados que contêm o código malicioso

23/03/2023

CNCS volta a registar envio elevado de emails com Emotet

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lançou um alerta de ameaça por causa do Emotet. O CNCS afirma que “voltou a registar um elevado envio de emails contendo código malicioso da família Emotet”.

Estes emails, de acordo com o CNCS, são ou fingem ser enviados de endereços conhecidos pelos recetores, podendo surgir como resposta a conversas anteriores e que este código se caracteriza por enviar emails dissimulados para a lista de contactos das vítimas.

O Centro Nacional de Cibersegurança recomenda a “maior atenção aos anexos recebidos e a hiperligações” presentes no corpo da mensagem e indica que existe uma “prevalência na utilização de pastas comprimidas (ficheiros zip), contendo os ficheiros malicioso”.

O CNCS aconselha, também, que não se deve ativar macros de ficheiros que desconhece e para desconfiar de mensagens com sentido de urgência que contenham ficheiros em anexo ou que pedem para descarregar os mesmos ou para carregar em hiperligações.

Para as entidades, o Centro Nacional de Cibersegurança aconselha a “configuração dos dispositivos de segurança perimétrica para bloquear os endereços IP de C2 associados a diferentes fenómenos (incluindo este)presentes nesta lista, renovada de cinco em cinco minutos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.