Threats

Descoberta nova ferramenta de Phishing-as-a-Service

A Cisco reportou um novo serviço – intitulado de Greatness – que oferece serviços de phishing que tem sido utilizado para atacar grandes organizações

11/05/2023

Descoberta nova ferramenta de Phishing-as-a-Service

Uma nova ferramenta de Phishing-as-a-Service está a permitir que cibercriminosos – mesmo os que não têm tanta experiência – a incorporar “algumas das mais avançadas” funcionalidades nos seus ciberataques, alerta a equipa da Cisco Talos.

De acordo com o relatório da equipa de threat intelligence da Talos, o novo serviço chama-se Greatness e foi visto pela primeira vez durante o ano de 2022, com um aumento da sua atividade em dezembro de 2022 e março de 2023 com base no número de amostras disponíveis no VirusTotal.

A equipa indica que esta ferramenta foi utilizada “quase exclusivamente” para atacar empresas, e não organizações governamentais, ao imitar as páginas de login do Microsoft 365, indicando que os utilizadores são motivados a aceder à rede dos seus alvos para ganhos financeiros e não para espionagem. Empresas nos setores da manufatura, saúde e tecnologia são os que têm sofrido mais ataques, com os Estados Unidos a contar com mais de 50% das vítimas, indica a Cisco.

O Greatness inclui, também, funcionalidades para ultrapassar autenticação multifator, IP filtering e integração com bots do Telegram. Estes bots no Telegram são utilizados para informar os afiliados assim que o serviço rouba o cookie de sessão autenticada antes que esta expire.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.