Threats

Deteção de ameaças Android cresce 32% em Portugal

Dados do mais recente Relatório de Ameaças da ESET indicam que o Adware e as Hidden Apps foram os grandes responsáveis pelo aumento desta categoria de ciberameaça

01/03/2023

Deteção de ameaças Android cresce 32% em Portugal

Entre o segundo e o terceiro quadrimestre de 2022 as deteções de ameaças Android aumentaram em mais de 50%. Deste crescimento, muitas das ameaças estavam presentes em lojas de aplicações de terceiros, numa tentativa de enriquecimento com base em anúncio. Estas Aplicações Potencialmente Indesejadas (Potentially Unwanted Applications, em inglês) têm como objetivo exibir anúncios em excesso de forma a gerar receita para os criadores das mesmas. No terceiro quadrimestre, quase 70% das deteções de ameaças Android foram deste tipo.

Estes dados do mais recente Relatório de Ameaças da ESET indicam que o Adware e as Hidden Apps foram os grandes responsáveis pelo aumento desta categoria de ciberameaça, que registou um aumento de 32% em Portugal entre os quadrimestres. 

O Adware do tipo “Fyben”, associado a jogos móveis, cresceu 1100% entre quadrimestres.

O Spyware também aumentou devido aos kits de Spyware prontos a usar e de fácil acesso, usados por cibercriminosos amadores.

O que esperar do que ainda vem lá?

Na perspetiva da ESET, o cenário de ameaças Android pode alterar-se este ano, com o surgimento de chatbots como o ChatGPT, usados para desenvolver ferramentas maliciosas, assim como com o Spyware usado pelos grupos criminosos organizados para recolher dados de alto perfil ou grupos vulneráveis.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.