Threats

Detetado malware para destruir dados

O CryWiper apaga os dados capturados dos dispositivos, em vez de procurar ganhos financeiros

07/12/2022

Detetado malware para destruir dados

Foi descoberto um novo malware disfarçado de ransomware que visa organizações russas. Primeiro detetado a atacar tribunais e câmaras municipais de várias regiões da Rússia, o malware apaga dados dos dispositivos infetados em vez de os capturar para pedir resgate. 

O malware CryWiper, identificado pela Kaspersky, ainda não foi atribuído a nenhum grupo em particular, contudo, tem características semelhantes ao IsaacWiper, que atingiu uma organização governamental ucraniana em fevereiro, aquando da invasão à Ucrânia. 

O malware comporta-se como um ransomware, modificando os ficheiros e deixando notas de resgate, que contêm uma wallet de bitcoins, um endereço de email e um ID de infeção. Foi pedido às vítimas que pagassem oito mil dólares. Todavia o resgate não seria solução para a recuperação dos dados, que acabariam por ser apagados.

Os nossos especialistas estão confiantes de que o principal objetivo dos atacantes não são os ganhos financeiros, mas destruir dados”, escreveu Kaspersky num comunicado. Apesar de até agora só ter sido detetado a visar entidades russas, a Kaspersky afirma que “ninguém pode garantir que o mesmo código não será usado contra outros alvos”.

O malware visa, essencialmente, bases de dados, arquivos e documentos de utilizadores, que destrói sem possibilidade de recuperação. O CryWiper apaga, ainda, cópias sombra dos ficheiros para que não haja possibilidade de serem restaurados.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.