Threats

Detetado novo ransomware contra dispositivos MacOS

Ransomware ‘Turtle’ não é, segundo um investigador de cibersegurança, muito sofisticado, mas mostra que os cibercriminosos continuam a ter os dispositivos Apple na sua mira

05/12/2023

Detetado novo ransomware contra dispositivos MacOS

O investigador de cibersegurança Patrick Wardle, que se especializa em produtos Apple, conduziu uma análise a um novo ransomware para MacOS intitulado ‘Turtle’. A análise sugere que este ransomware não é sofisticado, mas a existência do malware mostra o contínuo interesse em atacar dispositivos MacOS.

Alguns produtos de segurança já detetam o ‘Turtle’ como uma potencial ameaça, algo que é pouco comum para um novo malware que tem os dispositivos MacOS como alvo, mas que pode ser explicado pelo facto de ter semelhanças com a versão para Windows e para Linux.

O malware foi desenvolvido em Go e, com base em informações encontradas, o nome ‘Turtle’ foi dado pelo próprio autor. O ransomware foi desenhado para encriptar ficheiros no sistema comprometido, mas, no entanto, não parece ser uma grande ameaça contra os utilizadores de MacOS neste momento.

O ficheiro malicioso será, à partida, bloqueado pelo Gatekeeper, a não ser que seja implementado através de algum exploit ou permitido pela própria vítima. Ao mesmo tempo, a chave de desencriptação pode ser recuperada e desencriptar os ficheiros não parece ser muito difícil.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.