Threats

Encontrados pacotes de info-stealing em repositório de programação Python

Investigadores de cibersegurança encontraram dez pacotes de info-stealing no PyPI, um repositório da linguagem de programação Python, que já foram, entretanto, removidos

18/08/2022

Encontrados pacotes de info-stealing em repositório de programação Python

Os investigadores da Spectralops.io, uma empresa da Check Point Software, detetaram dez pacotes maliciosos em PyPI, um repositório de software para a linguagem de programação Python. Os atacantes executam códigos maliciosos em máquinas alvo, enganando os utilizadores através de nomes e descrições enganosas de pacotes familiares. A instalação de pacotes maliciosos permite aos atacantes roubar dados privados e credenciais pessoais dos programadores. O PyPI tem mais de 609.020 utilizadores ativos, trabalhando em 388.565 projetos, com 3.630.725 lançamentos.

A ameaça de segurança permite aos cibercriminosos executar códigos em máquinas alvo, permitindo aos atacantes roubar dados privados e credenciais pessoais dos programadores. Os atacantes da ameaça poderiam utilizar nomes e descrições enganosas de pacotes familiares para enganar os utilizadores na instalação.

O PyPI ajuda os programadores a encontrar e instalar software desenvolvido e partilhado por outros programadores desta comunidade. De acordo com o seu próprio website, PyPI tem mais de 609.020 utilizadores ativos, trabalhando em 388.565 projetos, com 3.630.725 lançamentos.

Para executar os seus ataques, os ciber-criminosos enganarão os utilizadores na instalação de um pacote malicioso, utilizando nomes e descrições enganosas. Como parte do script de instalação, os pacotes maliciosos executam um ato malicioso, tal como roubar as credenciais dos utilizadores. O código malicioso termina enviando as credenciais que rouba para outro lugar. Em última análise, os utilizadores não estão cientes de que tudo isto acabou de acontecer.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.