Threats

Google bloqueia milhões de emails de scam relacionado com COVID-19

Diariamente, a Google bloqueia mais de 18 milhões de emails de scam relacionados com o COVID-19, ou o novo Coronavírus

21/04/2020

Google bloqueia milhões de emails de scam relacionado com COVID-19

A Google bloqueou mais de cem milhões de e-mails de spam que aproveitavam o COVID-19 na semana passada. Os criminosos online procuram explorar a pandemia do Coronavírus para proveitos próprios. Numa publicação no blog da Google, assinada por Neil Kumaran, gestor de produtos de segurança do Gmail, e Sam Lugani, líder de plataforma de PMM, G Suite e GCP de segurança, a Google revelou que diariamente, atualmente, está a bloquear 18 milhões de e-mails de malware e phishing relacionados com COVID- 19.

Também na semana passada, a Europol alertou que a pandemia do Coronavírus criou uma janela de oportunidade para hackers que atacam organizações e serviços críticos através de ransomware e ataques de DDoS. 

Atualmente, a Google está a bloquear mais de cem milhões de e-mails de phishing diariamente, 18 milhões dos quais dizem respeito ao COVID-19. Este número está dentro dos mais de 240 milhões de mensagens de spam diárias relacionadas com COVID-19 vistas todos os dias. 

"Não importa o tamanho da sua empresa, as equipas de IT estão a enfrentar uma pressão crescente para enfrentar os desafios do COVID-19", publicaram os dois especialistas em segurança do Google. "Ao mesmo tempo, algumas coisas permanecem constantes: a segurança está no topo da lista de prioridades e o phishing ainda é um dos métodos mais eficazes que os invasores utilizam para comprometer as contas e obter acesso aos dados e recursos da empresa", explicam. "Na verdade, os maus atores estão a criar novos ataques e golpes todos os dias que tentam tirar proveito do medo e incerteza que cercam a pandemia".  

Os especialistas de segurança da Google revelaram que a nova geração de scanners de malware de documentos da Google verifica mais de 300 mil milhões de anexos de e-mail todas as semanas. "Estes recursos ajudam-nos a manter uma alta taxa de deteção, embora 63% dos documentos maliciosos bloqueados pelo Gmail sejam diferentes do dia a dia", referem.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.