Threats

Malware para Android consegue ultrapassar segurança biométrica

Uma variante de um Trojan bancário conta com capacidades para ultrapassar segurança biométrica dos dispositivos Android e expandir a área de ataque

27/12/2023

Malware para Android consegue ultrapassar segurança biométrica

De acordo com um relatório da ThreatFabric, uma nova variante do Trojan bancário Chameleon Android consegue ultrapassar a segurança biométrica dos dispositivos e expandir a sua área de ataque. Ativo desde o início de 2023, o malware teve inicialmente como alvo as aplicações bancárias na Austrália e na Polónia, mas tem atacado, também, no Reino Unido e em Itália.

Quando descoberto inicialmente, o Chameleon utilizava vários loggers, tinha funcionalidades maliciosas limitadas e continha vários comandos não utilizados, o que sugeria que ainda estava a ser desenvolvido.

Com funcionalidades de proxy e abusando dos serviços de acessibilidade, podia realizar várias ações em nome das vítimas. O malware estava a ser distribuída por páginas de phishing, fazendo-se passar por aplicações legítimas.

A ThreatFabric descobriu, agora, uma nova variante do Chameleon que mostra as mesmas características e modo de operação, mas com funcionalidades mais avançadas.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.