Threats

Microsoft alerta para ciberataques russos além-Ucrânia este inverno

De acordo com a Microsoft, “o mundo deve estar preparado para várias linhas de potenciais ataques russos no domínio digital ao longo deste inverno”

06/12/2022

Microsoft alerta para ciberataques russos além-Ucrânia este inverno

A Microsoft lançou um alerta: “o mundo deve estar preparado para várias linhas de potenciais ataques russos no domínio digital ao longo deste inverno”, referindo-se a ciberataques destrutivos ou operações que pretendem exacerbar as tensões sociais no espaço europeu.

Segunda a tecnológica, as operações da Rússia no ciberespaço expandiram-se além da Ucrânia para atingir a Polónia, como aconteceu com os ataques de ransomware Prestige que atingiram o setor de transportes e logística do país recentemente. Os ataques foram atribuídos pela Microsoft ao grupo Iridium, associado à agência de inteligência militar russa, GRU.

O ataque ransomware foi o primeiro a afetar entidades fora do território ucraniano e apesar do impacto ter sido limitado, o grupo “recolheu quase de certeza informações sobre rotas de fornecimento e operações logísticas que podem facilitar futuros ataques”, afirma a Microsoft.

De acordo com disse Clint Watts, general manager do Digital Threat Analysis Center da Mircosoft, o ataque pode ser o primeiro de vários ataques além das fronteiras da Ucrânia, pelo que as operações “podem visar os países e empresas que estão a fornecer à Ucrânia cadeias vitais de fornecimento de ajuda e armamento neste inverno”.

A Microsoft afirma que das cerca de 50 organizações ucranianas visadas pelos ciberataques russos desde fevereiro, “55% eram de infraestruturas críticas, incluindo nos setores da energia, transportes, água, autoridades policiais e serviços de emergência, e cuidados de saúde”.

O alerta foi dado também em relação a operações cibernéticas paralelas que a Rússia pode despoletar para incitar tensões sociais na Europa e minar o apoio à Ucrânia. Neste sentido, a crise energética e a inflação europeia poderão ser os principais alvos dos esforços russos, disse a Microsoft, alertando que uma grande parte destas operações será direcionada para a Alemanha.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.