Threats

Operação internacional desmantela 50 serviços populares de DDoS

A Europol anunciou que, através da cooperação entre autoridades nos EUA, Reino Unido, Holanda, Polónia e Alemanha, cerca de cinquenta dos maiores ‘booter services’ de DDoS foram encerrados na Operation Power Off

16/12/2022

Operação internacional desmantela 50 serviços populares de DDoS

A Europol anunciou que cerca de 50 dos maiores serviços concebidos para permitir ataques de Distributed Denial-of-Service (DDOS) contra infraestruturas críticas online foram desmantelados como parte de uma operação internacional. Conhecida como Operation Power Off, a operação uniu forças policiais nos EUA, Reino Unido, Holanda, Polónia e Alemanha.

Os serviços encerrados – denominados ‘booter services’ – são, de acordo com a Europol em comunicado, os mais populares do mercado. Exemplo disso é que um desses serviços tinha sido utilizado para realizar mais de 30 milhões de ataques. A operação surge no seguimento de outras edições da Operation Power Off que visou administradores e utilizadores do marketplace webstresser.org.

No âmbito da operação foram detidos sete administradores nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas estão previstas novas ações contra os utilizadores destes serviços ilegais. A Europol, cujo Centro Europeu de Cibercrime coordenou as atividades na Europa através da Joint Cybercrime Action Taskforce, conta que a cooperação policial internacional foi essencial para o sucesso da operação, devido às diferentes localizações das várias partes envolvidas nos casos. 

De acordo com a Europol conta que os ‘booter services’ de DDoS têm baixado as barreiras de entrada para o cibercrime. Assim, por um valor simbólico de apenas dez euros, qualquer indivíduo com pouca qualificação pode lançar ataques DDoS de forma rápida e fácil, colocando sites e redes em baixo. Mais, crime é capaz de causar danos consideráveis para as vítimas e tem atraído a atenção de vários jovens entusiastas de IT.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.